A eficiência das psicoterapias para tratamento da depressão

A eficiência das psicoterapias para tratamento da depressão
A eficiência das psicoterapias para tratamento da depressão

Falar sobre os problemas sempre ajuda a desabafar e faz com você se sinta mais leve, não é verdade? Pois o mesmo principio se aplica às terapias para a depressão. E um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Berna (Suiça) e publicado no dia 28 de maio no jornal online PLOS Medicine comprovou essa eficácia, ao avaliar terapias que envolvem conversa como sendo mais eficiente para o tratamento dessa doença emocional.

Os pesquisadores revisaram 198 estudos, que no total reuniram 15.118 pacientes adultos deprimidos. Sete tipos de psicoterapias foram avaliados nesse material, entre eles a terapia cognitivo-comportamental (TCC), interativa e a psicodinâmica. Eles perceberam que todas elas funcionavam de forma bem melhor do que os grupos de controle, que foram submetidos ao tratamento tradicional. Concluíram também que não há um tipo melhor do que o outro, apenas algumas que foram mais estudadas do que outras. Provavelmente o benefício está justamente no apoio e empatia que são passados nesse tipo de processo.

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Portanto, a conclusão geral dos estudiosos é que os médicos considerem esse tipo de terapia como uma alternativa e ajudem os pacientes a escolherem individualmente qual seria o tipo mais adequado para eles. Para os pesquisadores, tudo depende do grau e da natureza da depressão, assim como do perfil do paciente, e muitas vezes uma combinação de diferentes técnicas pode ser o ideal para o paciente. A Organização Mundial de Saúde prevê que até 2030 a depressão será a doença mais prevalente no mundo, antes mesmo de problemas cardiovasculares e do câncer.

Atitude também é importante quando o assunto é depressão! Por isso, veja algumas alterações na rotina e práticas que é possível adotar para ajudar no tratamento dessa doença que está se tornando tão comum:

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– Pratique exercícios físicos

– Mantenha a agenda em dia

– Alimente-se bem

– Fuja do álcool

– Veja a beleza nas pequenas coisas

– Ocupe-se com atividades prazerosas

– Tenha uma boa noite de sono

Fonte Minha Vida |FiquedeBoa

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