A importância do Ômega 3 para a saúde e para os atletas

A importância do Ômega 3 para a saúde e para os atletas
A importância do Ômega 3 para a saúde e para os atletas

O ômega 3 é uma gordura, um ácido graxo poliinsaturado, que é essencial à saúde humana. Como não é produzido pelo organismo, precisa ser ingerido através da alimentação. Ele está presente na forma de ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentanoico(EPA) e ácido docosahexanoico (DHA). Os alimentos mais ricos em ômega 3 são os peixes de águas profundas: salmão, arenque, atum, sardinha, truta, cavala. O ácido alfa-linolênico está presente nos óleos de linhaça e canola e vegetais, como o agrião, a couve, a alface, o espinafre e o brócolis. São também boas fontes: chia, linhaça (óleo, semente e farinha), vegetais verde escuros (couve, espinafre e rúcula), castanha do Brasil e nozes e, em menores quantidades, o óleo de soja e o de canola.

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A importância do Ômega 3 para os atletas

Os ácidos graxos, como o ômega 3, são importantes, para não dizer essenciais, para os praticantes de esportes ,porque atuam nas estruturas celulares e nos processos metabólicos, sendo essenciais para o metabolismo energético e para a prevenção de inflamações, atuando diretamente no sistema imunológico, que é de grande importância para atletas que se submetem a treinos intensos. No geral, quanto maior a capacidade cardiovascular, melhor o desempenho , ou seja, o consumo regular de ômega-3 auxilia na prevenção de alterações cardíacas a médio e longo prazo.

Funções importantes do ômega 3

  • Antioxidante, importante para redução de radicais livres
  • Antiinflamatório
  • Vasodilatador
  • Previne agregação plaquetária
  • Anti-cancerígeno
  • Reduz sintomas da TPM
  • Melhora concentração, memória e performance cerebral, sendo indicado no tratamento da depressão, demência e Alzheimer (prevenção e tratamento)
  • Atua no crescimento e desenvolvimento do feto e bebê
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Devemos aumentar a ingestão de alimentos fontes do ômega 3 diariamente na nossa rotina alimentar. A suplementação tem efeitos benéficos no tratamento de patologias como

coadjuvante de hábitos de vida saudável: dieta + atividade física. Vale lembrar também que o excesso de qualquer tipo de alimento ou nutrientes através de suplementação pode trazer malefícios à saúde. Em caso de dúvida, sempre procure seu médico ou nutricionista para esclarecimentos.

Aline Moreira | Fique de Boa

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