Abacaxi tem poucas calorias e ajuda a refrescar no verão

Abacaxi tem poucas claorias
Abacaxi tem poucas claorias

Se a tropicalidade do Brasil pudesse ser resumida em uma fruta, com certeza seria o abacaxi. Mas o destaque não é só pelo sabor, que enche de refrescância os dias mais quentes (e eles já estão aí). As propriedades da fruta são invejáveis. Então, a ordem é dar um chega pra lá no calor e, de quebra, fazer bem à saúde.

A nutricionista Ana Paula Gluck explica que a fruta – também é conhecida como ananás – é um alimento rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, cobre, manganês, magnésio, potássio e ferro. “Além disso, contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. Esta enzima ajuda na redução de inflamações e também contribui para uma boa digestão”, diz Ana Paula.

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Rico em fibras solúveis, o abacaxi é ótimo para controlar os níveis de colesterol no sangue e para quem quer perder peso. Uma generosa fatia, com 100 gramas, contém aproximadamente 52 calorias. Além disso, a fruta possui anticoagulantes, regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético. Bom para quem retém líquidos.

Só há contraindicação de uso para um grupo de pessoas: as que sofrem de refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais e gastrite. Essas não devem consumir o abacaxi por causa da sua acidez.

Casca e miolinho do abacaxi são uma dupla com destino certo: o lixo. Mas isso pode mudar se você souber os benefícios que a ingestão deles pode trazer ao organismo. A casca do abacaxi é excelente para o corpo. “Ela tem ação anti-inflamatória. Fazer um chá utilizando a casca e uns pedaços de gengibre melhora o sistema imunológico”, explica Ana Paula.

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O miolo – aquela parte mais durinha – é o esconderijo da bromelina, uma ajuda e tanto na digestão das proteínas. “Comer uma fatia de abacaxi pós almoço é uma tática para melhorar a digestão”, aconselha a nutricionista.
Já que no abacaxi tudo se aproveita, faça bom uso dele! A melhor forma de consumo é ao natural, em sucos, sorvetes, geleias, doces e até saladas! Muita gente usa a fruta como complemento, no preparo da carne, principalmente a suína.

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