Sete vantagens da academia feminina

Evitar as academias por não se sentir à vontade durante os treinos não é mais desculpa para mulheres que querem garantir a boa forma. A academia feminina tem o objetivo de trazer todos os benefícios que uma academia tradicional proporciona com o diferencial de deixar a mulher mais confortável por estar em um ambiente longe de preocupação com a aparência. Além disso, o emagrecimento e a tonificação dos músculos podem ser mais rápidos com treinos específicos para o público feminino. Para saber todas as vantagens, confira o que especialistas dessas academias explicam.

Exercício que cabe na rotina

Nas academias femininas, os treinos são fáceis de serem encaixados na rotina. Na Curves e na Contours, redes de academia exclusivamente para mulheres, os treinos duram 30 minutos por dia e podem queimar até 500 calorias por vez. Pode parecer pouco tempo, mas as profissionais garantem que dá tempo de trabalhar resistência aeróbia, resistência muscular, coordenação motora, equilíbrio e muitas outras capacidades físicas.

Treino à vontade

Em academias tradicionais, a preocupação com a aparência durante o treino é maior por ser em um ambiente tanto com homens quanto mulheres. “Muitas não se sentem bem nesse local onde a aparência está em primeiro lugar”, explica a fisiologista do exercício Luciana Mankel, da Curves. “Na academia feminina, é possível realizar os exercícios de forma mais tranquila, sem se preocupar com cabelo, roupa, maquiagem etc.”

Sugerimos também:  Aprenda a acrescentar exercício físico à rotina

Treino específico para a mulher

O treinamento é personalizado de acordo com as necessidades físicas da mulher. “Levamos em consideração até o ciclo menstrual das praticantes”, afirma a gerente de operações da Contours Simony Pestana. Dependendo do método da academia, os treinos também podem mudar toda semana, quebrando a monotonia das academias tradicionais.

Equipamentos diferentes

Há academias femininas que possuem equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a anatomia da mulher, fazendo com que o trabalho muscular seja mais eficaz. “Eles são de resistência hidráulica em vez de pesos e cada equipamento pode trabalhar dois grupos musculares ao mesmo tempo”, explica a fisiologista Luciana. “Com isso, o exercício tem a mesma intensidade do que o feito em um aparelho tradicional, com a vantagem de ser mais seguro e mais rápido.”

Sem espelho

Como aparência não deve ser motivo de preocupação durante os treinos, as academias femininas costumam não ter espelho. Desse modo, nenhuma mulher consegue ficar analisando se está com celulite, se precisa retocar a tintura do cabelo ou qualquer outra observação que tire a sua concentração do exercício. “Nossas educadoras são os espelhos de nossas alunas”, diz Simony, da Contours. São as profissionais da academia feminina que ficam responsáveis pela correção da postura e execução, acompanhando as mulheres durante todo o tempo. “Queremos também que as alunas conversem e tenham interação com as outras sem prender a atenção no espelho”, afirma Luciana, da Curves.

Sugerimos também:  Malhar demais pode se transformar em vício

Professoras mulheres

Diferentemente de uma academia tradicional, toda a equipe da academia para mulheres é feminina. “As alunas se sentem mais à vontade para interagir com as professoras mulheres e elas se entendem melhor”, explica a fisiologista Luciana. Todas as profissionais também são especialistas quando o assunto é alcançar resultados mais rápidos no corpo feminino. Com isso, prometem ajudar no emagrecimento e na tonificação dos músculos de forma mais eficiente que uma academia tradicional.

Aulas femininas

Muitas academias tradicionais oferecem aulas de ginástica e dança, mas a maioria não é voltada só para mulheres e a sala dessas aulas costuma ficar em locais de visibilidade por outras pessoas, gerando preocupação com a aparência. Nas academias femininas, as aulas são pensadas de acordo com o gosto das mulheres e longe de qualquer campo de visão masculino. Dança do ventre, pole dance, alongamento, dança sensual e outras aulas de dança são alguns exemplos.

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui