Água termal: sinta os benefícios na pele

Água termal - Fique de Boa
Água termal - Fique de Boa

Muito tem se falado sobre os benefícios das águas termais e, desde que caiu na boca das mais antenadas, esse precioso líquido vem abrindo espaço nas necessaires. Esquecer o batom? Pode. E o frasco da água termal? Jamais!

Mas o que essa a água tem de tão especial? Para começar, ela é rica em oligoelementos – minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. “Possui bicarbonato, cálcio, magnésio e, dependendo da fonte, ela pode ser rica também em silício. Outras têm selênio, o que confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatória e calmante para a pele”, explica a dermatologista do Spa Bella Donna, Ana Cláudia Brito Soares.

Por causa da alta temperatura a que esteve submetida sob o solo – estamos falando de um calorzinho básico entre 35°e 54°C -, seus minerais são mais estáveis, ou seja, conseguem penetrar melhor e oferecer mais benefícios à pele. Hidratar e nutrir são as principais. Pode-se usar a água termal no verão, para acalmar aquela vermelhidão da exposição ao Sol. No inverno, ela também é super bem vinda: bastam algumas borrifadas e adeus ressecamento. E, por falar nele, quem fica exposto o dia inteiro ao ar condicionado ou viaja muito de avião também sofre e pode fazer uso da aguinha milagrosa para deixar a pele mais bonita.

A santa água serve de escudo para a pele, protegendo-a dos agentes agressores como poluição, radiação UV, fumaça de cigarro e sujeira. Ana Cláudia observa, ainda, que seu uso é indicado também para peles alérgicas e em casos de psoríase, dermatite atópica, ictiose, rosácea.

Sugerimos também:  Nozes diminuem riscos de câncer letal

A água termal pode ser usada em qualquer horário e o ano todo. Quem tem a pele sensível pode fazer uso após procedimentos dermatológicos ou depilação. Antes da maquiagem ela também dá bons resultados, prolongando a duração da produção. Se aplicada à noite, pode ajudar a remover o restante das impurezas que o banho não deu conta e, ao longo do dia, pode ser aliada de quem sua demais e precisa manter a pele limpa.

A água termal pode ser encontrada em embalagens tipo spray. No entanto, é possível utilizá-la em fórmulas de cosméticos. Mas isso só quem vai poder prescrever é o médico. E Ana Cláudia ressalta que a água termal deve ser utilizada como um auxiliar, nunca como forma de tratamento.

De um jeito ou de outro, o resultado é uma boa coçadinha no bolso. Por serem especiais – a luz não pode entrar -, os frascos desse tipo de água, com 100 ml, são vendidos por valores entre R$ 50 e R$ 100. Mas não há quem chore o dinheiro gasto: quem usa garante que funciona mesmo!

Sugerimos também:  Conheça os erros mais comuns ao escovar os dentes

Quem quer mergulhar de cabeça, literalmente, nas “águas quentes” também pode. Aqui no Brasil existem diversas fontes hidrominerais, que oferecem propriedades terapêuticas. Onde estão? Nos estados de Goiás, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Além de problemas na pele, elas dão um jeito em males como reumatismo, úlceras, hipertensão e estresse.

Quem mais pode usar?

  1. Homens, deem uma chance à água termal! Os especialistas garantem que ela ameniza os efeitos do barbear, acabando com a irritação e acalmando a pele.
  2. Mamães, borrifem a água termal em seus bebês em caso de assaduras. O líquido confere conforto à pele tão sensível do neném e age como cicatrizante.
  3. Mais motivos para dar um crédito

Está achando pouco? Então veja outras propriedades das águas termais:

  1. A água termal potencializa o efeito dos hidratantes
  2. Gelada e aplicada com algodão, ajuda a reduzir as olheiras
  3. Usada após aplicação de ácido e laser, ajuda a acalmar a pele
  4. Hidrata sem aumentar a oleosidade da pele
  5. Ajuda na cicatrização, sendo excelente para quem sofre com acne

Quer mais? Então saiba que o uso regular da água termal estimula a renovação celular e a qualidade da pele. O resultado? Pele linda, rejuvenescidas e saudável!

Fonte Yahoo| FiquedeBoa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui