Alimentação e Diabetes

O que é Diabetes?

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina, ou um defeito na sua ação, resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

A alimentação é uma parte importante do controle do diabetes. Para ajudar no planejamento das refeições veja a seguir algumas dicas simples:

O que posso comer se tenho diabetes?

Alimentar-se de forma saudável, tendo diabetes, significa optar por uma variedade de alimentos em porções adequadas. Há três tipos de nutrientes principais:

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Os carboidratos fornecem energia e nutrientes vitais e aumentam a glicose sanguínea. Quando os carboidratos são quebrados, eles se tornam açúcar – geralmente a melhor forma de energia para seu corpo. Portanto:

Carboidratos também aumentarão seus níveis de açúcar sanguíneo. Opte por:

  • Grãos inteiros, vegetais e legumes;
  • Laticínios de baixa caloria;
  • Frutas.

Proteína cria novas células e tecidos. Opte por:

  • Peixe, aves e carne magra;
  • Queijo com gordura reduzida;
  • Legumes;
  • Ovos brancos.
  • Gordura contém vitaminas e fornece combustível. Opte por:
  • Óleo de oliva, canola ou amendoim;
  • Abacate;
  • Nozes, sementes, manteiga de nozes.

Como posso tornar minhas refeições mais saudáveis?

  • Manter a ingestão consistente de carboidratos conforme orientações de seu médico ou nutricionista diariamente;
  • Reduzir as calorias, se apropriado, ao reduzir as porções. Tente usar pratos e tigelas menores;
  • Incluir uma variedade de vegetais e frutas coloridas;
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Colocar em metade de seu prato vegetais que não sejam ricos em amido, tais como, brócolis, cenouras, ervilhas ou abobrinha italiana em todo almoço e jantar. Adicionar proteína de carne magra, por exemplo, peixe ou frango, aproximadamente o tamanho de uma carta de baralho e uma pequena porção do tamanho de uma mão fechada de carboidratos, tais como, arroz integral para criar um prato balanceado;

Limitar doces e evitar beber calorias extras de suco, bebidas como refrigerantes ou café com açúcar;

Consultar um Nutricionista Registrado para elaborar um plano.

A boa alimentação é o principal segredo pra se manter o controle do Diabetes. Além disso você pode adicionar a prática regular de atividade física aerobia  (aquela em que você prática exercício por mais de 30 minutos em intensidade moderada, como caminhada ou bicicleta)

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