Alimentos açucarados e leite provocam espinhas

Alimentos açucarados e leite provocam espinhas
Alimentos açucarados e leite provocam espinhas

Mas uma revisão de pesquisas feitas nos últimos 50 anos indica que, sim, a associação existe. A conclusão é que alimentos com muito açúcar, além de leite, podem deflagrar ou agravar as espinhas.

Os autores do trabalho, publicado nesta quarta-feira (20) no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, sugerem que dermatologistas devem trabalhar em parceria com nutricionistas ou nutrólogos para ajudar os pacientes que sofrem de acne.

A popular espinha é provocada pela produção excessiva de sebo e também pelo acúmulo de células mortas nos poros, que causam obstrução e levam ao surgimento de pontos inflamados. A produção de sebo tem relação com flutuações hormonais, segundo os pesquisadores. Isso explicaria por que cerca de 80% dos adolescentes sofrem com o problema, que pode deixar cicatrizes e abalar a autoestima.

Sugerimos também:  Como resolver seus problemas com espinhas

Desde o século 19, pesquisas têm associado a acne ao consumo de certos alimentos – chocolate, açúcar e gordura sempre foram os vilões mais citados. Mas estudos realizados por volta de 1960 refutaram a associação entre acne e dieta. Pelo menos dois deles, mais importantes, foram repetidamente citados em pesquisas futuras, o que mudou a visão dos especialistas sobre o assunto, explicou a principal autora da revisão, a pesquisadora Jennifer Burris, do departamento de nutrição e saúde pública da Universidade de Nova York.

Ela conta que, no entanto, muitos dermatologistas e nutricionistas voltaram a testar tratamentos baseados em dieta no tratamento da acne. Segundo esses especialistas, alimentos com alto índice glicêmico (cujo açúcar é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea) podem ter influência sobre a pele por causa das flutuações hormonais que deflagram. Eles geram um pico de insulina no organismo, o que pode estimular a produção de sebo. Chocolate, bolos, doces, batatas e arroz branco são exemplos desse tipo de alimento.

Sugerimos também:  Produtos naturais são eficientes para o combate as rugas

Em 2007, um estudo australiano mostrou que jovens do sexo masculino que seguiram uma dieta com baixo índice glicêmico apresentaram melhora significativa na acne. Já o leite é suspeito por causa de certos hormônios presentes na bebida. Outro estudo de 2007, este conduzido pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, demonstrou uma associação clara entre o consumo regular de leite e as espinhas.

Curiosamente, o leite desnatado foi o que mais prejudicou a pele dos voluntários que participaram da pesquisa. A explicação mais aceita é que o processamento do leite aumentaria o nível de hormônios na bebida.

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui