Arquitetura e qualidade de vida

A qualidade de vida é expressa através do bem estar físico, mental, psicológico e emocional e está fortemente ligada aos relacionamentos sociais (família e amigos) e a um conjunto de fatores que tornam o dia-a-dia mais agradável e estimulante.

As relações sociais e as atividades que desenvolvemos ocorrem dentro de espaços, sejam estes abertos (parques, ruas…) ou fechados (nossas residências, locais comerciais…). Interagimos com o ambiente e somos influenciados por ele.

Ambientes Comerciais
Quando harmoniosos, equilibrados e com características adequadas, atuam positivamente na rotina das pessoas. Um ambiente comercial bem planejado pode estimular uma relação saudável entre os funcionários, aumentando a produtividade e a satisfação de quem trabalha naquele espaço.

Ambientes Residenciais
O mesmo ocorre em nossas residências: a escolha das cores, dos móveis, das texturas, a disposição dos elementos no ambiente, com seus volumes, planos, pesos diferentes, criam uma atmosfera mais leve, ou mais pesada, tornam um local mais introspectivo ou expansivo, geram alegria ou tristeza…

Sugerimos também:  Conheça Lelé: o arquiteto do bem-estar

Analise sua casa, seu jardim, seu comércio… Como ele está organizado? O espaço que construímos reflete a maneira como vemos a nossa realidade, expomos nossa personalidade através de como organizamos o meio externo. Se quisermos mudanças podemos também partir do caminho inverso: alterar o meio externo para que contribua positivamente no dia a dia de todos.

Colaborado por: Cirque Arquitetura | Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui