Benefícios do ovo para saúde e para o exercício.

Benefícios do Ovo para saúde e para o exercício
Benefícios do Ovo para saúde e para o exercício

Muitas são as duvidas sobre benefícios e malefícios do ovo, visto como vilão por muitos, o ovo é uma fonte de proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Seus benefícios são inúmeros – o necessário, como em todo alimento, é comer com moderação.

Nutrientes

Ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio, a lista é enorme de nutrientes . A presença especial está na colina, que faz parte das vitaminas do complexo B, atuando na redução da absorção do colesterol ruim e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular.

A sua gordura saturada, apontada como alta, não é nada além do “normal”. Apenas 37,4% das gorduras do ovo são consideradas ruins. Outros 46% são das monoinsaturadas, que estão presentes, por exemplo, no azeite de oliva, além de ter a poli-insaturada, como o ômega 3

Engorda ou emagrece?

O ovo tem em média 77 kcal em sua forma cozida na água. Já o frito em óleo, tem o seu valor calórico em 128 kcal e a sua gordura aumenta em 40%. Assim, dá para ver que ele não é um tremendo vilão. O ideal é sempre preferi-lo na forma cozida. Pela sua alta porcentagem de gorduras monoinsaturadas, ele pode até ajudar a emagrecer. Isso porque elas ajudam a queimar as insaturadas, que são difíceis de serem eliminadas . Mas, também por esse motivo de ter muita gordura, fique atenta à quantidade.

Ideal para o corredor

Por ser uma ótima fonte de proteína, o ovo é item indispensável para quem busca a definição. Além disso, ela ajuda no bom funcionamento do cérebro e na saúde dos olhos e etc. A proteína está na forma de albumina , presente, basicamente, na clara. Por exemplo, quem faz esporte pode consumir duas claras de ovo cozidas após o treino para ajudar na recuperação muscular.

Clara x gema

Na clara é encontrada a, já citada, albumina,quase metade das proteínas do ovo estão no ovo e também, nela não há nenhuma quantidade de gordura ,ela é uma fonte de proteína pura. Já a gema, além da proteína, contém o ômega 3, colina, ácido fólico e minerais. Todos eles são muito importantes para um correto funcionamento do organismo.

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