Benefícios do Pilates para corredores

Pilates e Corrida - Fique de Boa - Ianne Bezerra
Pilates e Corrida - Fique de Boa - Ianne Bezerra

O treino de um corredor envolve muita potência, coordenação e estabilidade. Um dos principais problemas relacionados à prática de corrida é a sobrecarga das articulações, especialmente dos joelhos, tornozelos e quadris. Isso porque a corrida é um exercício repetitivo, que precisa de muito controle da postura.

O Pilates pode ser incluído no treinamento desses atletas tanto para potencializar o desempenho esportivo quanto para prevenir as lesões e problemas musculares associados à corrida. Uma de suas principais contribuições é, justamente, a correção e manutenção da postura.

Fortalecendo os músculos centrais do corpo (core), responsáveis pela sustentação da coluna, o atleta terá mais controle sobre a postura e mais fluidez e economia nos movimentos. Em outras palavras, Pilates alinha o corpo para que o atleta consiga fazer a corrida de forma mais segura.

Além disso, a técnica aumenta a capacidade respiratória dos corredores e pode ser muito eficaz no pós-treino, aliviando dores e fadiga muscular. O Pilates funcional, com o uso de acessórios como faixas, elásticos e bola ajudam no condicionamento atlético, simulando gestos esportivos comuns aos atletas. Veja os principais benefícios do Pilates para corredores:

  1. Fortalece e estabiliza os músculos do “core”;
  2. Tonifica e dá resistência;
  3. Diminui o impacto nas articulações;
  4. Aumenta a flexibilidade;
  5. Ajuda na concentração e na respiração;
  6. Previne lesões.

Ianne Bezerra Santos | Qualis Pilates

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