Caminhada e fisioterapia para tratar dores nas costas

Caminhada e fisioterapia para dores nas costas
Caminhada e fisioterapia para dores nas costas

Fisioterapia: Pesquisa observou que andar durante 20 a 40 minutos de duas a três vezes por semana já melhora de forma significativa dores na região lombar, resultado semelhante a um tratamento com fisioterapia.

Uma pesquisa feita na Universidade de Tel Aviv, em Israel, sugere que um programa simples de caminhada é tão eficaz para aliviar dores nas costas quanto sessões de fisioterapia em clínicas especializadas que exigem o uso de equipamentos. Segundo os resultados do estudo, publicados na edição deste mês do periódico Clinical Rehabilitation, uma rotina de 20 a 40 minutos de caminhada durante três vezes na semana já é suficiente para fortelecer a musculatura e atenuar o problema.

Participaram do estudo 52 pacientes que sofriam de dores na região lombar. Em um primeiro momento, essas pessoas responderam a um questionário no qual relataram os níveis de suas dores, os momentos em que o problema as incapacitavam de fazer alguma atividade diária, além de resistência muscular e de caminhada. Depois, metade dos participantes foi submetida a um programa de fortalecimento muscular em uma clínica especializada. Eles realizaram de duas a três sessões de fisioterapia por semana durante seis semanas. O restante dos voluntários passou essas seis semanas em uma rotina de 20 a 40 minutos de caminhada por dois a três dias por semana.

Sugerimos também:  Dor nas costas? Sua coluna precisa de Pilates.

Após avaliar novamente os participantes, os autores do estudo concluíram que ambos os grupos apresentaram uma melhora significativa em todas as áreas de avaliação, incluindo o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas. No entanto, no final da pesquisa, quando os voluntários deveriam andar durante seis minutos, o grupo da caminhada conseguiu, em média, andar 80 metros a mais do que as pessoas submetidas à fisioterapia.

Segundo Michal Katz-Leurer, coordenadora da pesquisa, o programa de caminhada também tem a seu favor a praticidade, já que pode ser facilmente incluído no dia a dia de uma pessoa e sem a supervisão constante de um especialista. O hábito, diz ela, também proporciona outros benefícios à saúde, entre eles a redução da pressão arterial e a diminuição do stress.

Sugerimos também:  RPG e fisioterapia fazem bem mais do que corrigir a postura

CONHEÇA A PESQUISA:

Título original: An aerobic walking programme versus muscle strengthening programme for chronic low back pain: a randomized controlled trial

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui