Quem nós excluímos do Facebook?

Você provavelmente já deve ter perdido o controle de quantos “amigos” tem no Facebook. Por isso, vez ou outra, é bem provável que oculte alguns feeds ou ainda exclua um ou outro. Mas você já parou para pensar nos tipos de pessoas que você tem banido com mais frequência da sua rede?

Duas pesquisas realizadas pela Universidade de Denver, no Colorado, nos Estados Unidos, colocaram o assunto em discussão depois de avaliar 1077 pessoas e concluíram que os “amigos da escola” encabeçam a lista dos perfis mais excluídos.

“A razão mais comum é o fato de eles postarem comentários sobre assuntos polêmicos, como religião ou política”, disse o autor Christopher Sibona, do programa de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Denver, em entrevista ao site PhysOrg. Na época da escola, suas crenças políticas e religiosas ainda não eram tão fortes. Mas, conforme elas vão ficando estridentes, mais ofensivas se tornam. “Outro grande motivo para a exclusão é quando eles publicam coisas pouco interessantes”, completou o especialista.

Sugerimos também:  Internet serve de escudo para quem gosta de brigar

Atrás deles aparecem os amigos de amigos, colegas de trabalho e amigos com interesses comuns. “Nós descobrimos que as pessoas costumam desfazer a amizade com os colegas de trabalho mais por suas atitudes na vida real do que por suas postagens no Facebook”, contou Sibona.

Para completar os estudos, os especialistas conversaram com quem costuma ser excluído e as respostas mais recorrentes foram: “fiquei surpreso”, “isso me incomodou”, “achei divertido” e “fiquei triste”. Afinal, segundo a pesquisa, a exclusão ocorre com mais frequência entre amigos que já foram próximos do que com aqueles que são apenas conhecidos.

“Se você tem muitos amigos no Facebook, o custo de manter essas amizades é muito baixo. Por isso, se você faz um esforço consciente para apertar um botão a fim se livrar de alguém, você pode machucar”, finalizou Sibona.

Sugerimos também:  Jovem no facebook melhora o astral de quem faz quimioterapia

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui