Conheça os benefícios do café para a saúde e para o treino

Conheça os benefícios do café para a saúde e para o treino
Conheça os benefícios do café para a saúde e para o treino

Para muitas pessoas, o velho e bom cafezinho quente pela manha não passa de um costume, que passa muitas vezes de geração em geração. As pessoas tomam café por razões diferentes, seja para se reunir com a família ou ate mesmo para esquentar em um dia frio, seja qual for a razão, o café se faz presente na vida da maioria das pessoas .

Além de um gosto agradável, ele também ajuda a manter energia e muita gente nem imagina que a bebida também ajuda a aliviar as dores musculares, além de melhorar a memória e ajudar a prevenir o câncer de pele e de fígado.

  • Beber líquidos quentes, como café ou chá, especialmente na parte da manhã, é muitas vezes sugerido para aliviar a constipação.
  • Embora o café seja apontado como líquido de desidratação, receber uma quantidade suficiente dele conta para o seu consumo de líquidos diários.
  • A cafeína estimula os músculos responsáveis pela digestão. Os músculos ficam contraídos e fazem com que você queira ir ao banheiro. Ao mesmo tempo, o café é um diurético, ou seja, retira líquido das fezes.

O café e seus benefícios para o seu treino

O café possui grandes benefícios que podem ajudá-lo em suas atividades físicas, o café aumenta o nosso metabolismo em 20% e pode ser mais benéfico se consumido antes do exercício, pois nessa condição o nosso corpo permite uma rápida liberação de energia para a atividade física, principalmente quando o treino é feito ainda cedo.

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Entretanto, o café deve ser consumindo com cuidado e moderação. Ele é uma substância potente que pode afetar a glândula adrenal, e caso você possua alguma alteração dessa função, tenha ainda mais cuidado. Para que não haja a agressão do sistema adrenal, o café deve ser natural, fresco e orgânico. Usado logo cedo, o café também aumenta o glutamato que é um neurotransmissor excitatório.

Café pode reduzir as dores musculares pós-exercício

De acordo com estudos, consumir o equivalente a duas xícaras de café uma hora antes do treino pode ajudar a reduzir as dores musculares pós-exercício em mais de 48%.

Ao ser comparado com um antiinflamatório o café apresentou 30% de redução das dores pós-exercício enquanto o medicamento apontou somente 25%.

Por que beber café depois do exercício não é recomendado?

Quando usado antes do exercício, o café vai dar um bom estímulo. Entretanto, ele afeta os seus músculos da mesma forma que o exercício. Ele aumenta a produção de energia pelo seu músculo enquanto inibe o mecanismo que aumenta a síntese protéica no seu músculo (inibe a enzima mTOR).

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O que isso significa é que o café, similar ao exercício, na verdade inibe o mecanismo que faz o músculo se desenvolver. Na verdade, fazemos o músculo crescer após o exercício e não durante o treino!

Quando você toma café antes do exercício, a enzima mTOR é inibida em uma ação anormal. Em jejum, exercício e café inibem mTOR que pode ser comparado a um ser feito de molas comprimido em uma caixa fechada.

É interessante como o exercício inibe e ativa a mTOR ao mesmo tempo. Quando usado antes do treino, essa inibição acaba tão logo você termine de se exercitar, porém com maior efeito. Associado à sua alimentação pós-treino o seu músculo estará biologicamente mais preparado para aceitar proteína e ganhar massa muscular.

Por isso o momento certo do uso do café é importante!

Por isso tome cuidado, pois o momento certo do uso do café é muito importante!

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