Cosméticos para combater os estragos do açúcar na pele

Cosméticos para combater os estragos do açúcar na pele
Cosméticos para combater os estragos do açúcar na pele

montagem-2png

Que exagerar na dose do açúcar faz mal à saúde, todo mundo sabe. Mas estudos recentes vêm movimentando o meio dermatológico nos congressos e aquecendo ainda mais a discussão em torno do tema. Os resultados levam à conclusão de que este doce vilão acelera o envelhecimento cutâneo. Ou seja, cair de boca em sobremesas açucaradas e massas, por exemplo, dá uma força e tanto para as rugas e a flacidez aparecerem mais precocemente.

Por isso, é bom atentar para a palavra do momento quando o assunto é beleza: antiglicante. É a denominação para as substâncias com o poder de ajudar a frear o estrago do açúcar. A tendência é que elas se tornem tão almejadas quanto os antioxidantes. A associação de antiglicantes com antioxidantes, aliás, é a dobradinha recomendada na busca pelo rejuvenescimento.
A dermatologista Vivian Amaral explica que o excesso de glicose desencadeia um processo chamado glicação.
— É quando os açúcares se ligam a algumas proteínas da pele, danificando as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação cutânea — diz a médica.
Maria Paulina Kede, outra dermatologista que acompanha de perto as pesquisas, acrescenta que a degradação do colágeno contribui ainda para o aumento de radicais livres.
— Por este motivo, é importante a utilização de antiglicantes juntamente com antioxidantes. Hoje, fala-se que a glicação das proteínas é uma das maiores catástrofes metabólicas do organismo — alerta.

Sugerimos também:  Tenha uma rotina de beleza para acabar com a oleosidade do rosto

Está aí mais um bom motivo para investir numa dieta colorida e pobre em alimentos com alto índice glicêmico (como batata, pão branco e massa não integral, além do próprio açúcar).
Aliado a uma alimentação adequada, o tratamento tópico é bem-vindo. A indústria se apressa em incluir antiglicantes nas fórmulas de cosméticos, e já surgem os primeiros produtos. Um dos ativos mais usados para cumprir a função é a carnosina, feita da combinação de dois aminoácidos.
— A carnosina é o ativo que mais tem comprovação científica nessa área. Ele evita que o açúcar chegue ao colágeno e ocorra a glicação — explica a farmacêutica Paula Cavalcanti.
Um dos lançamentos que apostam na substância é o Derma Clássico, da Dermatus. É um sérum em conta-gotas. Outras novidades com antiglicantes têm a mesma textura fluida, ideal para peles oleosas, como Derm AOX, da La Roche Posay; Neoderm Cosmetics, da Adcos; e Retexturing Activator, da SkinCeuticals. Já o Renovage, da Bioage, tem consistência mais cremosa. O Improve C, da Dermage, e o Endocare Tensage, da Melora, também lançamentos, são indicados para cuidados com a região ao redor dos olhos.

Sugerimos também:  Máscara facial de prata hidrata profundamente a pele

Fonte ELA | FiquedeBoa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui