Cuidados para manter seu cabelo curto lindo

Cabelo Curto - Fique de Boa
Cabelo Curto - Fique de Boa

O cabelo curtíssimo é ideal para mulheres que querem passar a ideia de força, modernidade e independência. O corte funciona muito bem para quem tem rosto oval ou triangular, e quem tem o rosto arredondado deve evitar, pois ele deixa o rosto inteiro à mostra. Mas, este visual moderno, além de muita personalidade, pede cuidados mais que especiais.

1. Corte a cada mês

O cabelo curtíssimo precisa de manutenção mais frequente que o cabelo longo. O cabeleireiro Rodrigo Cintra, do salão Studio W, conta o motivo: “O cabelo Joãozinho perde o corte com muito mais facilidade, os fios vão crescendo e ficam mais volumosos na parte de trás da cabeça”. Visitar o salão mensalmente, ou, no máximo, dando o intervalo de um mês e meio, é fundamental para que os fios não fiquem desestruturados e com cara de desleixo.

2. Retoque a coloração com a mesma frequência

A coloração deve acompanhar o ritmo do corte, caso contrário o cabelo vai ficar bicolor rapidinho. Uma dica do especialista é investir em luzes, que pedem retoques menos frequentes. Mas ele faz uma ressalva: “luzes não servem para cobrir cabelos brancos, apenas fazem uma espécie de ilusão de ótica que esconde os grisalhos, mas insistir nessa técnica por muito tempo vai deixar o cabelo com um tom de loiro esbranquiçado nada bonito”.

3. Prepare-se para lidar com a oleosidade

O cabelo deve ser lavado, no máximo, em dias alternados, e com xampu específico. Vale também investir na água com temperatura de morna para fria, que reduz a oleosidade. Outros cuidados são evitar a fricção muito intensa da massagem, assim como a escovação muito forte, que aumentam o trabalho das glândulas sebáceas.

4. Invista em finalizadores

Já que você abriu mão do condicionador, é indispensável usar um finalizador. A vantagem desses produtos é que existem opções que não vão deixar a raiz tão oleosa. Rodrigo Cintra recomenda o uso de uma pomada de finalização seca para os cabelos lisos e um mousse ou loção ativadora de cachos para cabelos encaracolados e crespos.

5. Não dispense a hidratação

Não tem escapatória, todo cabelo precisa de uma boa hidratação de, pelo menos, 15 em 15 dias. Até os curtinhos precisam de cuidados para evitar o ressecamento. “Mas neste caso o melhor é evitar produtos hidratantes que contenham silicone, que vai aumentar a oleosidade dos fios”, recomenda o tricologista Luciano Barsanti.

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui