Dor nos testículos, o que pode ser?

Dor nos testículos
Dor nos testículos

A dor nos testículos é um sintoma que pode afetar homens de todas as idades e que pode ser classificada como aguda ou crônica. A dor aguda geralmente é provocada por pancadas nos testículos, mas outras situações também podem provocar a dor.

Por exemplo, em caso de dor nos testículos e abdômen, a causa pode ser apendicite, mas quando existe sangramento na urina, pode ser litíase urinária. Já dor nos testículos e na barriga, ou nas costas, pode indicar uma hérnia inguinal.

Entenda o que pode ser

A dor nos testículos pode ser causada por diversos motivos, no entanto, quando se encontra associada a febre, normalmente indica um quadro de infecção no testículo.

As principais causas da dor nos testículos são:

  • Pancada no testículo;
  • Infecção no testículo, como orquite e epididimite;
  • Litíase urinária;
  • Torção do testículo;
  • Apendicite; Hérnia inguinal;
  • Recuperação de cirurgias, como vasectomia.
Sugerimos também:  Derrube os mitos sobre a dor na coluna

Quando a dor no testículo é muito forte ou surge de maneira rápida, o indivíduo deve procurar um médico urologista para avaliar a situação, pois ele pode solicitar exames, como a ultra-sonografia, para identificar a causa da dor.

O câncer no testículo raramento provoca dor e por isso o homem deve realizar auto-exame dos testículos com alguma frequência, para avaliar se existem outros sintomas de câncer no testículo, como o inchaço, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Puberdade precoce e tratamento

Em casos de torção do testículo, a cirurgia deve ser utilizada nas primeiras 6 horas para evitar o agravamento da situação, mas geralmente o tratamento para dor nos testículos é feito com remédios anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos, podendo ser associado a repouso e elevação do testículo.

Quando a dor é crônica

A dor crônica nos testículos é aquela que já dura há mais de 3 meses e pode ser causada por duas situações, nomeadamente, a varicocele e a hidrocele.

Sugerimos também:  Caminhada ajuda a aliviar dores lombares

A varicocele é caracterizada por varizes nas veias dos testículos que provocam aumento do testículo afetado, sendo principalmente o testículo esquerdo. Normalmente, o indivíduo sente mais dor quando se encontra de pé ou a fazer exercício físico.

A varicocele aparece após esforços, podendo acontecer após relação íntima e a cirurgia é o tratamento mais frequente.

Já a hidrocele se dá por um aumento lento do tamanho da região íntima por acúmulo de líquido no escroto em redor dos testículos. Este problema pode ter origem numa inflamação ou pancada, e o seu tratamento é feito com cirurgia para remoção do líquido e resolução da causa, que pode ser um canal fechado.

Fique de Boa

156 COMENTÁRIOS

  1. Senti um leve incomodo no testiculo esquerdo ao fazer um exercício de agachamento na academia, ao fazer o mesmo exercício sem pesos, não senti mais, isso quer dizer q tenho uma Hérnia?

    • Ola Rafael. Você pode ter algum pinçamento na região lombar (entre lobar e sacral). Conhecido como radiculopatia (algumas vezes – erroneamente – chamado de hernia de disco – pois nem tudo é hernia de disco). A unica maneira de saber e realizando exames de imagem. Você deve procurar um neurologista especialista em coluna ou um ortopedista. Você só deve procurar um urologista após descartar problemas na coluna.

  2. Eu sinto muito dor no testículo esquerdo principalmente no inverno dói muito muito muito eu tenho cauculo renal pedras nos rins e sempre achei que fosse isso queria entender isso porque sofro muito com isso!!!

    • Olá Gilvandro. Os cálculos podem se depositar em qualquer lugar do caminho percorrido pela urina (dos rins, passando pelo ureter e pela uretra). Assim a dor nos testículos pode ser uma referência à presença de cálculos (pois os testículos fazem parte desse trajeto). A melhor coisa a fazer é uma consulta com um urologista ou nefrologista. Durante o inverno a demanda urinária (vontade de fazer xixi) aumenta, sendo assim pode doer mais. É importante perceber que quem sofre de hérnia de disco na região lombar e sacral (final das costas) pode referir dor nos testículos também – nesse caso deve consultar um neurologista especializado em coluna ou um ortopedista)

      • Bom dia ontem ao praticar muay thai meu parceiro de treino p desiquilíbrio atingido meu testículo próximo a virilha e, por conta disso, dormi mau senti febre e hoje estou sentindo bastante ardência ao urinar e uma dor como se fosse de rompimento da urina o que poderia ser?

  3. Faz dois dias que SINTO UM CERTO ENCOMODO em dos dois testículo, e acabo sentindo a dor indo pra perna direita.

    • Repetindo a respostas, pois se enquadra da mesma maneira:

      Dor nos testículos podem ser reflexo de diversas coisas, uma delas é compressão nos nervos que saem da coluna na região próximo a cintura (lobo-sacral) – então se você passa muito tempo sentado ou ja sente dores na coluna normalmente, essa pode ser a causa. Quando deitado, essa região é mais fortemente tracionada, o que levaria a sentir mais dores. Outras hipótese que deve ser levada em consideração é sempre a de cálculo renal – quando o cálculo está passando pela uretra ele causa dor. Leve em consideração o seu histórico… sua idade… a intensidade das dores… a periodicidade das dores… Mas lembre que uma consulta presencial com um especialista (urologista) é sempre o mais indicado.

  4. Boa tarde comecei a sentir uma dor a umas 2 semanas no meu testicolo esquerdo e uma dorzinha q incomoda e leve ate a dor e sinto uma dor mais para o lado perto da virilha mais a noite sinto mais forte q a do dia ela e uma dor constante

    • Dor nos testículos podem ser reflexo de diversas coisas, uma delas é compressão nos nervos que saem da coluna na região próximo a cintura (lobo-sacral) – então se você passa muito tempo sentado ou ja sente dores na coluna normalmente, essa pode ser a causa. Quando deitado, essa região é mais fortemente tracionada, o que levaria a sentir mais dores. Outras hipótese que deve ser levada em consideração é sempre a de cálculo renal – quando o cálculo está passando pela uretra ele causa dor. Leve em consideração o seu histórico… sua idade… a intensidade das dores… a periodicidade das dores… Mas lembre que uma consulta presencial com um especialista (urologista) é sempre o mais indicado.

  5. Meu filho está sentindo dor no testículo direito e sensação que tem um maior que o outro ele tem 11 anos será que é algo grave?

    • Bom dia Alderina. Dores nos testículos podem ser oriundas da coluna, de cálculos renais, compressão por posturas ou roupas… mas na idade dele essas causas são pouco prováveis. O mais comum seria um “incomodo” causado pela própria puberdade (produção em massa de hormônios) o que irá passar como tempo – e não chega a ser uma dor, mas um incômodo. Em relação a assimetria entre os testículos, isso é comum. Algo semelhante aos seios em uma mulher. Porém se de fato existe uma DOR (e não um incomodo) e a assimetria é exagerada, a melhor conduta é procurar um pediatra (para a idade dele) ou mesmo um urologista.

  6. Boa noite ! Passei por uma cirurgia de apendicite recentemente ainda estou com os pontos.
    Mais na noite passada passei a sentir um leve incômodo no testículo direito quando ando
    Isso pode ser por conta da cirurgia ou outra coisa ?

    • Boa noite Jorge. O incomodo pode sim ser conseqüência da cirurgia. Digo inclusive que provavelmente é, pois o processo inflamatório desencadeado pela abordagem cirurgia altera o cenário em torno da incisão e por esse local passam nervos que podem ter reflexo na área dos testículos. tanto é que em uma crise de apendicite aguda, parte da dor reflete nos testículos, na virilha e na perna direita.

  7. Ola estou com uma dor no testículo direito o canal chamado epididimo quando apalpo o testículo direito sinto que esta muito inflamado a dor e por toda a extensão do epididimo até a parte da virilha um pouco acima do pênis..o que pode ser?

    • Olá Raí, como o seu relato afirma dor à apalpação o correto é procurar o quanto antes um urologista. Pois pode ser consequência de uma infecção urinária, consequência de deslocamento de “cálculos”… ou seja, não é possível saber sem avaliar clinicamente e/ou por exames complementares. Mas o fato é que você precisa procurar um especialista, mesmo que a dor desapareça.

  8. percebi a algum tempo que a membrana na parte de baixo do testiculo esquerdo de vez em quanto passa de normal para um tipo de bolinha, ela esta nomal e de repente bem na base baixa forma um tipo de bollinha na propria membrana que esta colada no testiculo, eu fico ralxado e percebo que volta ao norma. o que pode ser? O detalhe é que não tenho dor, apenas um leve desconforto, pois, trabalho sentado o dia todo.

    • Bom dia Paulo. pela sua descrição não é possível imaginar nenhuma hipótese diagnóstica (pois pode ser – inclusive – um “pelinho encravado”). É possível que não seja nada incomum, no entanto a melhor resposta que eu posso lhe dar é a de procurar um urologista, pois o exame clínico é soberano nesse caso. Além disso, com a comprovação de normalidade, você ficara tranquilo.

  9. Boa noite.
    Há um mês meu cachorro pisou no meu testículo direito. Fez ultrassom e não deu irregularidades, mas dor persiste atrás do testículo, mesmo com antiinflamatório. Também sinto dor no abdômen e na perna direita, também senti dor ao ejacular.
    O que será que pode ser?
    Vou fazer retornar no médico.

    • Olá André, mediante a história que você relatou temos que pensar primordialmente em uma lesão mesmo. Quando o ultrassom “diz ” que “não tem nada” ele quer dizer que não existe edema, solução de continuidade ou outra alteração anatômica. Porém um processo inflamatória isolado nem sempre (quase nunca) é visto. Sendo assim, acredito que o que você tem ainda é sequela da agressão. Um processo inflamatória tem seu ciclo em torno de 15 dias.

  10. Sinto uma desconforto no testículo direito é tão desconfortável que não sei nem definir direto o que seja se é só uma dor ou só um disconforto mesmo isso acontece mais a noite e são diariamente…

    • Ola Renielson, como ja falamos aqui (em outroa típicos) dor nos testículos podem ter diversas causas. Você já teve episódios de cálculos renais? Qual a sua idade? Sentiu febre nos últimos dias? Tem problemas (dores nas costas)? Essas são algumas informações que podem fazer diferença no seu diagnóstico. É comum que problemas na região lombar das costas (como hérnias ou inflamação muscular) desencadeie desconfortos nessa região.

  11. Essa semana começei a sentir uma dor tipo ardência no testículo direito e tem um carocinho q dói au apertar já fiz cirurgia nas duas virilha para retirada da safena e nesses últimos dias comi muita pimenta oque poderá ser…as vezes quando sento para aí depois começa aí eu estico a perna para também

    • Oi Rodrigo, a ardência no testículo pode ser sim uma consequência do processo cirúrgico, pois existe um feixe de nervos que passa próximo a essa região que foi feita a abordagem cirúrgica. Um ponto a favor dessa hipótese é o seu relato de melhora ao sentar (pois em pé, um.musculo chamado psoas iliaco, fica tracionado… e ele passa do final da coluna vertebral para a parte anterior da sua coxa – portanto pode tracionar esse feixe nervoso que pode ter sido sensibilizado pela cirurgia (essa é uma hipótese que deve ser considerada). Porém como você refere um “carocinho” … a melhor resposta que posso lhe dar é a de realizar uma consulta com um urologista.

  12. Ontem após uma partida de futebol sentei pra tomar uma cerveja, e apos o jogo a primeira vez que fui levantar da cadeira senti uma dor nos testiculos, já é a segunda vez que isso ocorre o que será que poderia ser?

    • Para tentar ajustar melhor a resposta precisamos de mais informações, como por exemplo a sua idade, o tipo de dor, a duração da dor e fatores que fazem ela aumentar e diminuir. Aguardamos

  13. Sinto uma dor ou mesmo sei LÁ um desconforto no meu testículo direito.
    Isso ocorre quando estou excitado ou deitado a noite pra dormir.é frequente. O que pode ser?
    Obrigado

    • Olá Antônio, quando o homem fica excitado existe uma contração de alguns músculos que tracionam os testículos. Então caso exista alguma inflamação ou uma região sensibilizada é possível que exista dor nesse momento.

  14. estou a mais de um mes com dor nos testiculos.nao tenho febre e nem aumentou a bolsa escrotal e testiculos.tomei analgesicos e anti inflamatorios e antibiotico para uma possivel infeccao urinaria ja que urinava muito antes de surgirem as dores mas mesmo depois de uma semana de antibiotico.o que deve ser isso.os testiculos ficam latejando parecem comprimindo de segundos em segundos.o que deve ser isso?

    • Boa tarde Harisson. Com base nas suas informações… incluindo o tratamento que já foi realizado, resta sugerir a você que faça uma nova consulta com um urologista. Apenas exames mais específicos devem nortear um diagnóstico efetivo. Espero ter ajudado.

  15. Boa tarde, conforme já mencionado em mensagem anterior levei um pisão do meu cachorro no testículo direito. Fiz ultrasson e não acusou nada de grave, mas depois do exame parece ter formado uma espermatocele, de acordo com o urologista que procurei. Ele me explicou que o cisto não é maligno e passou Alginac 1000 para eu tomar, contudo a medicação não tirou a dor (intermitente), piora quando estou sentado, nem consigo usar o suspensório, pois causa desconforto e certa dor no testículo e no abdômen. Soma-se a isso que ele pediu um espermograma porque estranhou o tamanho do outro testículo e pelo fato de eu ter uma varicocele de grau 2. Pego o resultado no exame na sexta 29/09 e depois retorno com o médico. Porém em consulta com outro médico, um clinico geral, ele comentou que pode ser um problema de fixação do testículo, talvez uma torção parcial. O que acham disso? Faz sentido? Se sim, como isso pode ser tratado?
    Obrigado

    • Boa tarde André, A conduta de solicitar um espermograma é correta tendo em vista que VARICOCELE predispõe a infertilidade e alteração no tamanho do testículo. Qualquer outra conduta deve ser tomada após o resultado desses exames, pois o direcionamento vai sendo feito por exclusão.

  16. Bom eu tenho varicocele so que quando está muito inchado cinto dor do lado direito da barriga uma dor suportável se eu deitar a dor passa será que é normal.

  17. Obrigado resposta “Fique de boa” e Fabrício pelo comentário.
    Em relação ao espermograma está tudo ok, porém a dor se deve ao cisto, hoje no exame senti muita dor quando o médico apalpou a região, inclusive a dor irradiou para o abdômen.
    É um cisto pequeno formado por um rompimento de canalículo, o material vindo do testículo (espermatozoide) formou um corpo estranho, de acordo com o médico. O Cisto esta em formação, por isso o incomodo.
    MINHA DÚVIDA: A DOR QUE SINTO SÓ É SANADA COM A REMOÇÃO DO CISTO?
    HÁ OUTRAS FORMAS DE TRATAR?
    Por enquanto estou fazendo uso de um anti-inflamatório/analgésico sublingual

    Atenciosamente

  18. Boa noite,
    A 4 semanas estou sentindo uma dor no testículo esquerdo, algo que não está relacionado a pegar peso. Começou com dores fortes no abdômen, fiz ultrassonografias do abdômen total e vias urinárias e deu tudo ok.
    Meu testiculo se encontra normal sem alterações só a dor mesmo que tá me encomodando muito.e quando bebo cerveja ela some e depois volta. O que pode ser?

    • As vezes a presença de cálculos – litíase – não consegue ser percebida a partir de exames como ultrassonografia, pois as formações são infimamente pequenas. Essa é uma possibilidade a ser ponderada. A sugestão é tentar realizar uma tomografia para só então partir para um diagnóstico diferencial.

  19. Boa tarde, a 1 mês venho sentindo um desconforto no testiculo esquerdo, uma leve dor que passa logo que eu fico de pé ou mudo o jeito de sentar. Percebi um inchaço também no baixo abdômen, as vezes a dor parece que irradia para a perna.

    • Olá, boa tarde. Como percebeu esse edema no abdomem, é necessário uma investigação mais detalhada. Entre outras coisas deve-se investigar a possibilidade de infecção. sugiro consultar a princípio um clínico geral ou um urologista. de início ambos irão solicitar os mesmos exames.

  20. Boa noite tenho uma leve dor nada q encomode e no auto exame com os dedos percebi uma pequena bolinha será algo preoculpante?

  21. Bom dia! Tenho 29 anos e de um tempo pra cá todas as vezes que jogo bola sinto uma dor na virilha, que sobe para o testiculo esquerdo e chega até a parte inferior da barriga. É uma dor que incomoda muito. Não tenho febre, nem inchaço. Pode ser hérnia ?

    • Pode ser sim Rafael, porém é muito provável que seja uma inflamação muscular. a conduta correta é não praticar atividade física de alto impacto por um tempo e se possível fazer uso de anti-inflamatório (incluindo compressa de gelo na região muscular). caso a dor permaneça por mais de 5 dias procure um especialista pra a realização de exames.

  22. Eu tou com uma dor forte no testículo direito
    Mais a dor é só por algumas horas e depois ele volta a normal e eu tou com dor forte no pé da barriga e não posso bota muita força oq pode ser???????

    • Qual a sua idade Jhefferson? tem histórico de calculo renal – litiase? apresentou outros sintomas alem desse? sente ardor quando urina? tem urinado com regularidade? teve febre? essas são algumas perguntas importantes para um bom diagnóstico. Procure um especialista (urologista ou neforlogista) para que ele solicite alguns exames.

  23. sinto um leve dor no testículo esquerdo e parece que sobe para coluna está semana sentir muita dor na coluna do lado esquedo será o que

  24. Sinto uma sensaçao de incomodor nos testículos, sensaçao de desconforto isso ja tem mais de um mes doe o dia todo, ja fiz ultrassom e tomei antibióticos e antiflamatoriios mas ate agora nada solucionou minha situação.

    • Não é possível fazer um desenho diagnóstico apenas com essas informações. Procure um outro especialista. Essa é a melhor conduta (nesse meio tempo, tente analisar o que na sua opinião pode ter causado ou interferido nesse processo – como esforço, relação sexual, dores nas costas… etc)

    • Então Guilherme, acho que pelas demais respostas que já existem nesse fórum, é possível que você tenha uma ideia do que pode causar um sintoma como esse. Procure analisar em sua memória se algo pode ter desencadeado essa dor (uma roupa mais apertada, um aposição de dormir, dores nas costas em nível lombar – lombo-sacral). Lembre que o correto é sempre procurar realizar um exame detalhado com um especialista.

  25. Ola, socorro eu estou com um dor no testiculo direito que está inchado e já estou assim a 3 dias e isso não diminui.Tenho medo que possa ser câncer

  26. boa tarde meu filho tem 13 anos e de vez em quando ele sente umas dores nos testiculos.e fica as vezes inchado.o que pode ser.ai dou um antiinflamatorio.ele melhora.que medico procurar.

  27. Boa noite a dias venho sentindo dor no testiculo e notei que um e maior que o outro além de dores abdominais que são insuportáveis sendo que em muita das vezes não consigo nem andar. O que poderia ser

  28. Ola Ruan, qual a sua idade? você pode está com cálculos renais (litíase). Mas sugiro que procure um especialista… ele ira requisitar exames (inclusive ultrassom e/ou tomografia) e chegar a uma conclusão correta. Essa avaliação clínica é fundamental pra um bom diagnóstico.

  29. Boa tarde! ha um ano tive um diagnostico com calculos renais, tenho sentido meu testiculo esquerdo dolorido e com pontadas, sinto tambem uma leve dor nas costas alem de ter dor no momento de ejacular, ao contrair o musculo, oque pode ser?

  30. Bom dia! Preciso muito de ajuda… Sinto uma dor muito forte no testículo direito a dois anos e a sensação que tenho é que está queimando, pois realmente a dor é muito forte. Tenho problema de coluna diagnosticado aos 18 anos e hoje tenho 33. Já procurei 3 urologistas diferentes, ortopedista e reumatologista também. Já fiz ressonâncias, tomografia, ultrassom, exames de sangue, mas em nenhum deles foi localizado. Trabalho o tempo todo sentado e é quando minha dor fica mais forte, mas também costumo sentir dor quando vou dormir. O que devo fazer? Já estou sem saber e minhas dores não acabam. Me ajudem por favor. Obrigado!

    • Olá Sergio, se todas as condutas urológicas e nefrológicas (renais) já foram realizadas (como você relatou) e com base na sua história clínica, um boa hipótese diagnóstica é de fato a coluna (as vezes não é necessário que exista a presença de uma hernia para que exista a lesão, pode ser uma inflamação muscular). Um ponto positivo pra esse pensamento é o fato de a dor aumentar quando você se deita (verifique no Google a imagem e o funcionamento do músculo “psoas ilíaco”). Faça um teste: ao deitar e a dor aumentar, flexione as pernas parcialmente, deixando a parte de baixo dos joelhos distante uns 30 cm do colchão… e verifique se a dor é aliviada.

      • Muito obrigado pela resposta. Já tomei várias caixas do anti-inflamatório Pregabalina e quando tomo, a sensação é de aliviar um pouco, mas não soluciona, logo sinto tudo de novo. Por último tomei uma caixa do anseolítico Dual, pois o médico achou que poderia ajudar, mas não. Será que tem mais alguma coisa que posso tentar? Obrigado!

        • Olá Sergio, o fato de você sentir alivio com o anti-inflamatório e em seguida a dor voltar, pode está relacionado ao mecanismo de lesão. ou seja, você continua fazendo algo que maltrata o que que já está inflamado. Essa é uma boa hipótese. Analise seu costume postural durante o dia e tente analisar o que pode ser. Sugiro que procure (por incrível que possa parecer) um neurologista pra ele analisar a possibilidade de radiculopatia inflamatória (inflamação nos nervos que saem da coluna que causam dor semelhante a “hernia de disco”)

  31. Ola boa tarde, a uns dias atras ate meses eu acho venho sentindo uma leve dor no testículos direito quando estou sentado parece um leve incomodo, mais quando to em pé ou fazendo alguma coisa algum exercícios não doí nada, e também de repente a dor some e fica dias sem doe ate semana, porem as vezes ela incomoda um pouco o que pode ser? tenho 27 anos não deu febre e nenhuma dor qualquer, somente dor no testículos direito

    • Olá Adalberto, seria bom fazer um exame com um especialista. Sente dor ao urinar (queimação)? existe uma posição em que essa dor nos testículos aumenta? qual a sua idade? (a principio não existe nenhuma relação com ereção). Estamos a sua disposição.

  32. Olá, tenho 22 anos e sem histórico de problemas. Domingo senti um pequeno desconforto no pénis, sendo que apalpei os dois testículos e reparei que ao apalpar com força o direito sentia uma dor leve e desconforto. Aliado a isso sentia também desconforto e dor no lado direito do abdómen e barriga quando fazia esforço ou fechava as pernas, ou fazia peso ou força para o lado direito do corpo. Entretanto essa dor passou, tanto nos testículos como na barriga, fico preocupado porque a dor veio do nada e desapareceu do nada também, e também reparei que o direito é maior e um pouco mais “inchado” quer por fora quer ao apalpar que o esquerdo, isso é normal?

    • Olá Rafael, as vezes a formação aumentada de gases no intestino grosso pode desencadear sintomas parecidos. tente fazer uma correlação na sua memória sobre o desaparecimento das dores e a evacuação ou flatulência. Estamos a disposição.

  33. Ola meu marido teve epididimite a um ano atrás e as vezes reclama de dor no testículo esquerdo que foi afetado a epididimite mais essa dor vem e desaparece e não é forte. O que pode ser ?

    • Olá Crislaine, neste caso o melhor a fazer é um avaliação com um especialista. mas se a dor não é intensa… se não permanece… se não aumenta ao apalpar… é provável que ela não tenha nenhuma significância diagnóstica.

  34. Boa noite!
    Hoje ao levantar do sofá e ir ao banheiro urinar, senti uma espécie de fisgadas na região entre os testículos e próximo ao reto, fisgadas como se estivesse cortando por dentro… Estou preocupado o pode ser isso?

    Obrigado!

    • Ola Bruno… a dor surgiu e sumiu em seguida? pela sua descrição parece está ter relação músculo/nervosa. verifique se continuar a doer… se a dor aumenta ao apalpar… se sente dor ao urinar… em caso negativo para essas três opções, acredito que de fato seja uma causa músculo/nervosa.

  35. sinto esse incomodo no testiculo esquerdo e no lado esquerdo da virilha, uma leve dor .nao ha protuberancia, os testiculos nao estao inchados. e possivel que seja uma hernia inguinal ou varicocele ou seria mesmo calculo renal, ja que eu ja tive um diagnostico ha 1 ano.

    grato desde ja.

    • Olá Thadeu. a enria inguinal pode ser visualizada por um ultrassom. Comumente é possível apalpar essa protusão. Varicoceles e cálculo renal para serem diagnosticadas também são necessários exames. por tanto não é possível lhe orientar em um diagnóstico apenas com o seu relato. Mas vou colocar aqui parte de uma outra resposta que já dei… isso irá lhe auxiliar quando for na consulta. “Alguns pontos que vc já deve ter em mente quando for ao novo urologista: 1.sentiu febre na época? 2.Sentia ardor ao urinar?, 3.Sentia dor ao apalpar?, 4. Existia alguma coisa que vc fazia para aumentar ou reduzir a dor?, 5.Tem algum problema já sabido nas costas?, 6. Estabeleça correlação entre o tempo que vc passa sentado e o aumento da dor, Foi feito ultra som e/ou tomografia de abdomem total?…. bem essas são algumas coisas importantes para serem avaliadas durante sua consulta.”

  36. Boa tarde!
    Sinto um desconforto nos testiculos desde abril. Começou com uma dor, uns dias depois ficaram inchados, mas depois esse sintoma passou, porém a dor passou para a virilha, pernas e abdômen. Consultei com urologista, no exame fisico ele descartou varicocele, pediu exame de US da bolsa escrotal com Doppler. Realizei o exame, deu que tinha um pequeno cisto, porém no retorno com médico o mesmo disse que não tinha relação, que era comum. Passou antiflamatorios e antibiótico, que resolveu o incomodo por uns dias, porém depois não tinha mais efeito. No último dia de tomar medicamento tive uma reação alérgica, onde fiquei três dias com o olho e rosto inchado.
    O médico disse que era uma infecção.
    O incomodo continua até o dia de hoje, está atrapalhando minha qualidade de vida, pois tenho que ficar achando um jeito confortável quando vou me sentar, independente do lugar.
    Trabalhava somente sentado, estudo para concurso e tenho que ficar muitas horas sentado também, dormia de calça jeans e acho que deve ter contribuído.
    Gostaria de saber se o cisto pode ter alguma relação com esse incomodo. E sobre a infecção que o médico diagnosticou, que tipo de infecção pode ser? Ou quais exames posso realizar para descobrir? Minha namorada sugeriu procurar outro urologista para tirar a dúvida, pois achou muito vago nesse que fui.
    Preciso muito de alguma solução, pois ja está me deixando nervoso nao poder viver a vida normal como eu tinha. Esse incomodo tira a minha paz, não consigo estudar direito, sentar direito, deitar e dormir direito por conta dela.

    • Oi Lucas, de fato a sua namorada está certa. Não é possível fazer qualquer diagnóstico apenas com o seu relato e sem acompanhar exames laboratoriais e clínicos. Alguns pontos que vc já deve ter em mente quando for ao novo urologista: 1.sentiu febre na época? 2.Sentia ardor ao urinar?, 3.Sentia dor ao apalpar?, 4. Existia alguma coisa que vc fazia para aumentar ou reduzir a dor?, 5.Tem algum problema já sabido nas costas?, 6. Estabeleça correlação entre o tempo que vc passa sentado e o aumento da dor, Foi feito ultra som e/ou tomografia de abdomem total?…. bem essas são algumas coisas importantes para serem avaliadas durante sua consulta.

  37. Oi, ontem de noite eu estava sentindo um leve dor em baixo da minha bolsa escrotal, como uma pequena queimacao tenho 15 anos. Devo me preocupar?

    • Olá Arthur, a principio não há motivo pra preocupação. Aguarde e fique atento a sintomas como: inchaço (edema) dor ao urinar (queimação), febre, dor na região dos rins… Caso isso ocorra, deve procurar uma avaliação como um especialista.

  38. A pouco menos de uma semana, ando tendo desconfortos repentinos, no testículo, como fisgadas bem leves, mas que passam e voltam com frequência, não tem alterações na fisionomia, só essas pontadas mesmo.. o que pode ser ? Obrigado

    • Se não tem alterações como vermelhidão, edema e dor à apalpação é mais provável que seja relacionados a inervação da região. o que pode ser consequência de problemas na parte inferior da coluna… é comum acontecer dor nos testículos de causas inespecíficas. Mas fique atento a evolução, estamos a disposição.

  39. Boa noite,
    A alguns meses me masturbei e saiu um fio de sangue junto, indolor. Mas dois dias depois uma dorzinha ficou incomodando, sentia os testículos se mexendo e as vezes um arrepiado, passou umas semanas e sumiu, agora umas três semanas depois voltou a ter incomodo, principalmente durante o dia, a noite vai sumindo e de manha nem lembro, mas novamente no decorrer do dia vai incomodando.
    Que pode ser?

    • Olá Weliton, sangramento não é comum em nenhuma situação, e pode ser desde um calculo renal que se deslocou… até uma infecção urinária e/ou das estruturas responsáveis pela condução dos liquido seminal. Existe a possibilidade também da formação de cálculos nessa região. Desta maneira sugiro que faça uma consulta com um urologista para que exames sejam realizados e o diagnóstico seja preciso.

  40. Olá sinto dor no testiculo esquerdo e na verilha tbm quando fico em pé doi muito e se fico muito tempo sentando tbm doi ja faz um tempo oque poderia ser ??

    • Dores nos testículos são mais comuns do que se imagina, porem você deve ficar atento a sinais como vermelhidão, inchaço, dor a palpação (esses sinais podem caracterizar a inflamação do EPIDIMIO, uma estrutura que fica na região posterior do testículo (procure anatomia do testículo no google para visualizar melhor)… fique atento também a dor ao urinar, febre e/ou dor ao ejacular… (esses sintomas poderiam caracterizar uma infecção urinária e/ou do duto ou apêndice do epidimio. A melhor maneira de tirar dúvidas continua sendo uma boa consulta presencial como um especialista.

  41. Andei a cavalo e comecei a doer os dois testiculos e ao sentar e fazer exercios doem demais ambos os testiculos mais doi mais o esquerdo quando ando faz uns 20 dias que estou assim o que pode ser fiz o ultrasom e aparentemente nao deu nada o que pode ser pois a dor nao passa?

    • Bom dia, uma possibilidade que deve ser cogitada é uma radiculopatia (problema com os nervos que saem da coluna). O movimento de cavalgar pode ter estressado a região mais baixa da coluna de onde saem os nervos que inervam a região da pelve e dos testículos. Não vou enfatizar outras possibilidades tendo em vista que você já fez consulta com um especialista.

  42. Boa tarde! Tenho 39 anos e a uns dois anos sofro com (segundo o médico) varicocele, mas diagnosticou apenas com exame de toque! Porém sinto muita dor quando fico excitado e é apenas no testículo esquerdo com dor até ao tocar! Estou preocupado e também gostaria de saber se um tratamento poderia me livrar desse mal ou é apenas a cirurgia mesmo? Desde já agradeço e tenha um bom fim de ano!

    • Boa tarde Nei Lucas. A varicocele pode ser tratada como medicamentos (para reduzir os sintomas) ou de maneira cirúrgica (que pode ser por vídeo ou aberta)… a forma do tratamento dependo do grau em que se encontra o problema. As dores aumentam quando a pressão dentro do saco escrotal aumenta, sendo assim… ao exitar-se as dores tendem a aumentar. Para seu conforto, sugiro que procure uma outra opinião de um médico especialista para maiores esclarecimentos. Estamos a sua disposição para outras informações.

  43. Sinto um Pequeno desconforto nos Testiculos, as Vezes no lado esquerdo e as Vezes nos Dois ao msm Tempo, e sinto tbm uma Dor do Lado esquerdo do meu abdomem, la linha do umbigo, o que Poderia ser? É Grave?

  44. Sinto um Pequeno desconforto nos Testiculos, as Vezes no lado esquerdo e as Vezes nos Dois ao msm Tempo, e sinto tbm uma Dor do Lado esquerdo do meu abdomem, la linha do umbigo, o que Poderia ser? É Grave?

    • Ola.. procure um neurologista que trate especificamente de problemas relacionados a coluna. Caso sinta dores nos testículos quando apalpa… ou sinda dor ao urinar… ou sinta febre… procure um urologista.

    • Ola.. procure um neurologista que trate especificamente de problemas relacionados a coluna (procure na internet uma imagem com o descritor DERMÁTOMOS, pra que você entenda o motivo de lhe sugerir um neurologista). Caso sinta dores nos testículos quando apalpa… ou sinda dor ao urinar… ou sinta febre… procure um urologista.

  45. Bom dia ontem ao praticar muay thai meu parceiro de treino p desiquilíbrio atingido meu testículo próximo a virilha e, por conta disso, dormi mau senti febre e hoje estou sentindo bastante ardência ao urinar e uma dor como se fosse de rompimento da urina o que poderia ser?

    • Ola.. na maioria das vezes o sintomas passam como tempo, mas como você disse que sentiu febre, sugiro que procure um atendimento médico para uma análise mais detalhada das estruturas.

  46. Obrigado por responder, bom.. estou de volta, e dessa vez a dor que eu sentia no testículo, está irradiando para a virilha, e um pouco acima dela, a dor acontece mais pela noite, devo me preocupar ? tem cerca de 1 mês. Obrigado.

    • Ola Juvenal, tente investigar questões relacionadas a coluna (região lombar e sacral). Porém, é sensato procurar um urologista para descartar qualquer outro problema relacionado ao sistema gênito-urinário.

  47. Nossa nem um e igual au meu o sintoma que eu sinto é umas dor aguda como fisgada no lodo direito fica 1 minuto com essa dor depois ela Pará não sei o que é isso

    • Ola.. você deve procurar um urologista para ele investigar a presença de algum processo inflamatório. A depender da sua idade, esse fato também pode ser oriundo de processos inflamatórios na coluna (região lombar baixa). Mas só é possível dizer algo após exames.

  48. Eu estava jogando bola quando ergui a perna direita muito alta e sinti um choque e está com uma leve dor isso é grave ? Tenho apenas 13 anos de idade

    • ola.. pelo o que você descreveu não há motivo pra preocupação. No entanto os sintomas não passaram rapidamente. Você pode procurar um médico para que ele receite anti-inflamatórios para acelerar o processo de recuperação.

  49. Estou com a veia em cima do penis saltada i quando eu toco doi muito eu nao sei oque fazer mais.oque devo fazer e tambem tem vez eu urino sai tipo querendo sair fogo na minha urina oque é isso como que eu vazo para sumir com tudo isso

  50. Oi, no momento da relação sexual quando minha parceira tocou no testículo lado esquerdo senti uma forte dor que a minha ereção desapareceu, o que pode ser?

    • As causas podem ser varias, mas uma delas que deve ser cogitada é algum trauma e/ou a inflamação de uma estrutura chamada de epidímio. procure fazer uma avaliação clínica com um urologista

  51. Boa noite. tenho 22 anos, sinto um pequeno desconforto no testículo direito,como quando faço a depilação, e reparei que tenho dois pontos negros no testículo na parte lateral e outro em baixo, não sei se os tinha dantes pois sinceramente nunca tinha reparado, alguma ideia do que possa ser e se é urgente que vá a um médico?

  52. Boa noite. tenho 22 anos, sinto um pequeno desconforto no testículo direito,como quando faço a depilação, e reparei que tenho dois pontos negros no testículo na parte lateral e outro em baixo, não sei se os tinha dantes pois sinceramente nunca tinha reparado, alguma ideia do que possa ser e se é urgente que vá a um médico?

    • Ola… as “manchinhas” podem ser sinal de DST, por isso é bom procurar fazer exame como um urologista. a dor no testículo provavelmente nada tem a ver com as “manchinhas” ou DST. De toda forma o correto é procurar um urologista.

  53. Olá sinto dores nos testículos quando fico muito de pé e uma dor que meio que sou abrigado a sentar … Nisso afeta a dor nas costas na região do coquis e dores nas pernas parecendo dores nos nervos ….oq pode ser ?

  54. Ola, tenho 28 anos, a mais ou menos 1 ano senti uma leve dor no testiculo esquerdo fui ao medico e ele pediu um exame da bolsa escrotal, porém, com mais ou menos 2 dias essa leve dor passou sem tomar nada… dpois de um ano voltou é um desconforto no testiculo esquerdo, leve desconforto tb na parte pé da barriga como se fosse na bexiga, e erradia um pouco pra cox esquerda tb, e vontade de urinar sempre. o que pode ser?

    • As causas podem ser várias… inclusive coisas simples como a posição que vc está fazendo. No entanto isso só será possível de dizer apos exames clínicos no mínimo. por isso sugiro que procure um urologista.

  55. Não tem palavras pra agradecer, a disposição e a paciência em responder as perguntas, por mais repetidas que sejam. Falo por todos, muito obrigado, desejo prosperidade no seu trabalho, e vida.

  56. Olá, tenho 24 anos.
    Há uns 3 dias comecei a sentir um leve encomodo no testiculo e notei que especificamente no esquerdo, quando eu o palpo sinto uma leve dor, e notei na porção anterior do testiculo esquerdo logo no termino dele um leve inchaço, parece que vasos aglomerados ou inchado não sei. Essa dor acontece quando fico em pé ou sentado, porem em pé começa a doer mais rápido, sentado demora um pouco mais.
    Ao ficar em pé a sensação é de que tomei uma pancada leve no saco escrotal e a dor após um tempo começa a radiar para a porção inferior do abdômen no mesmo lado esquerdo. Ao ficar sentado a sensação que tenho é aquele desconforto ao estar com o testiculo comprimido por vestes, porém sem realmente estar comprimido.
    Trabalho sentado (sou dentista), pratico esportes regularmente, sou ativo sexualmente nenhum problema quanto a essa parte e não tenho nenhum quadro de problemas lombares, tenho apenas uma leve escoliose desde a infância que foi devidamente acompanhada, nada grave.
    Li todo o conteúdo de sua página gostei bastante parabéns! e li todos os comentários pra ver se achava algum com sintomas parecido que pudesse sanar minha dúvida, porém não encontrei.
    Não sei se tem relação, mas será que essa dor pode ser por conta da execução de um exercício que fiz na academia? O qual na finalização precisava colocar os pesos no chão, e como tratava-se de uma carga elevada eu acabava agachando com movimentos bruscos, claro que preservando a lombar com a flexão dos joelhos, mas pode ser que talvez durante esse ato eu tenha causado pancadas ou até mesmo compressão dos testiculos, ou até talvez uma torção dos mesmos? Durante o ato desse exercício relatado não senti nenhuma dor, a mesma começou no decorrer do dia seguinte e segue a 3 dias nada exacerbado, deitado como já relatei a dor some completamente, especificamente quando abro um pouco as pernas e as desencosto do escroto.
    Admiro a paciência em responder quase todas as perguntas inclusive as repetidas que aparecem frequentemente. Se puder sanar a minha ficarei muito agradecido.

    • Olá Lucas,sinto o mesmo tipo de dor,ocorreu apis um esforço no trabalho,fui 3x ao pronto atendimento e cada profissional que me atendeu(clínico e cirurgião)me deu um diagnóstico diferente com medicaçoes diferentes,mas a dor nao passa!!!

      • Rafael, leia os posts que temos por aqui, e procure um UROLOGISTA (não procure outro especialista) munido com as informações que estão aqui nos nossos artigos, isso facilita a conversa com o médico.

    • oi Lucas, desculpa pela demora na resposta (tivemos problemas em encontrar um especialista adequado). Vimos que já foi diagnosticado. Caso você possa compartilhar com os demais leitores… seria interessante falar sobre o método de diagnóstico e o tratamento. Obrigado e boa sorte!

  57. Olá,sinto um desconforto nos testiculos(mais no esquerdo,as vezes no direito) o dia inteiro,com picos que chegam a se tornar dor ao deitar e sentar conforme a posição(barriga para cima),e tipo umas pontadas cutucões no abdomem abaixo do umbigo e lado esquerdo,tudo começou a 2 anos com um estiramento na virilha(trabalhando fazendo esforço),sofri a mesma lesão ao fazer um movimento para subir num caminhão sentindo uma dor e nao conseguindo fazer mais nenhum tipo de força,tomei analgésico,anti inflamatório e nada de passar,fiz ultrassom dos testículos e não acusou nada,estou com 6 dias me sentindo assim,tenho 30 anos!!

    • Rafael, mediante suas informações sugiro que procure um neurologista… faça o relato. Ele provavelmente irá solicitar um Raio x (ou tomografia) da região lombar da coluna. Depois nos fale o resultado. (leia dos posts anteriores para você entender melhor)

  58. Oi…me chamo Rodrigo sousa…tenho dor nos testiculos ja faz uma semana e a dor nao passa tbm estou cm minha barriga inchada e dor na bexiga,meu medico disse q pode ser prostata inflamada…estou tomando medicamento mais ja faz 4 dias e n vi nem uma melhora oque pode ser??? Me ajude por favor

    • Rodrigo, você deve indagar ao seu médico (que deve ser um urologista) se não pode ser infecção urinária, obstrução de vias urinárias ou outros problemas afins. Para examinar a próstata deve ser solicitado um exame de sangue comoo marcadores específicos para a próstata. Além disso, ele pode solicitar um exame de imagem (ultrassom de abdomen total). Apenas um exame presencial pode nortear a conduta. Sua idade determina parcialmente as hipóteses diagnósticas… isso você não falou…

  59. Boa noite.
    Estou com uma dor do lado esquerdo ,não sei explicar se é entre a virilha ou o testículo entre a perna.trabalho sentado,ao deitar sinto que melhora um pouco mas a dor e constante no recorrer do dia.ja sinto a algum tempo essa dor mas peguei uma infeção chamado gonorréia e, fui no urologista fiz o tratamento. no dia seguinte que passei no médico fui jogar bola e 1 semana e meia essa dor aumentou bastante ao chegar a noite o meu corpo de uns 4 dias pra cá está esquentando bastante internamente não sei se tem a ver com isso.e não é febre o corpo só esquenta bastante.

    • Lucas, você deve voltar ao UROLOGISTA. É importante para que ele possa reformular o tratamento em caso necessário. Além disso, é provável que sejam solicitados exames.

  60. meu esposo ta sentindo dor do lado esquerdo..q vem da virilha..e desce para o testiculo…ele falou q n consegue dirigir com o cinto de segurança…prq a parte q passa pela cintura causa muita dor….e ele esta com dificuldade para ereçao..o q pode ser?

    • Olá Juliete, entre outras coisas pode ser um gânglio inflamado (neste caso é possível apalpar e sentir um pequeno volume, e a dor ser mais percebida e localizada). Porem meu melhor conceito é que ele procure um clinico geral, pois mesmo sendo um gânglio inflamado, é bem provável que necessite de antibiótico. além disso, outros exames serão necessários.

  61. Boa noite, eu tenho de 19 anos e To sentido umas dores constantes no testículos, o lado direito ta encharcado e muito sensível ao andar dói muito já To com dois dias sentindo essas dores, e dói muito no abdômen também não sei ser dor msm fica aquela dores bem de leve no abdômen, oq poderia ser?

    • Boa tarde Claudio. Vários fatores podem desencadear dores, no entanto como exite um edema (inchaço) a conduta correta é procurar fazer uma avaliação com um UROLOGISTA. Tente lembrar se houve algum tipo de trauma (pancada – incluindo na prática sexual – , posição desconfortante por muito tempo… tente lembrar também se está sentindo dor ao urinar. Essas informações são valiosas durante a consulta)

  62. Olá,a uns 4 dia comecei a sentir dores no testículo direito , ao deitar ou sentar à dor aumenta sinto também Dor na lombar lado direito e virilha e vezes sinto o abdômen também . Não sofri nenhum tipo de pancada, estou preocupado o que pode ser?

    • Bom dia Caio, esses sintomas direcionam o pensamento diagnóstico para cálculo renal. Porém não é possível afirmar nada sem exames e sem uma avaliação presencial, Sugiro procurar um clinico para avaliação.. solicitação de exames.. e/ou encaminhamento para um urologista ou nefrologista.

  63. Boa noite ….sinto calafrios nos testiculos a 1 ano !!!uns arrepios , e um caroço no testiculo direito que aparece e some .
    O que pode ser ?

    • Pode ser um processo inflamatório (que eu não consigo dizer onde nem o porque… sem fazer exames) ou pode ser devido a um problema da coluna… na região lombo-sacral. Apenas uma consulta presencial pode solucionar o diagnóstico. Sugiro que faça uma consulta a um urologista a princípio.

  64. Tenho sentido uma dor entre meu penis e meu saco do lado direito, essa dor piora qdo fico muito tempo sentado ou em pé, no momento nao existe nenhum.inchaco, mas a dor eh forte, antes dessa dor tinha um.desconforto qdo estava muito tempo sentado, o que pode ser ?

    • As dores quando não acompanhadas de febre, são comumente relacionadas a processos inflamatórios… e nessa região existem dezenas de estruturas que podem inflamar por diversas razões. Além disso as dores também podem se relacionar a problemas da coluna. a unica maneira de saber o real diagnósticos é a com a realização de exames clínicos e/ou complementares.

  65. Boa noite doutor, tenho sentido uns encomodos no testículo direito sensação q ele ta maior q o esquerdo, e peguei pra apalpar sinto q esta meio inchado e sinto algumas dores esquisitas, e antes disso percebi que estava ejaculando amarelado, saiu uma ferida perto do umbigo , e sijto desconforto pra urinar , a ferida sarou e agr senti essa sensação q te expliquei no inicio do comentário! Oq sera?

    • Ola… os diagnósticos prováveis podem ultrapassar uma dezena. Para não ser irresponsável devo sugerir que procure um urologista para fazer exame mais detalhados: hemograma, leucograma, sumário de uria e avaliação clínica.

  66. Olá boa noite meu nome jhone tenho 26 anos e a algum tempo venho sofrendo com dores no testículo no testículo bati uma Ultrassom e foi diagnosticado uma varicocele no lado direito e um pequeno cisto do lado direito incomodar bastante essas dores são diárias trabalhava entregando água parei, último episódio tive uma dor na coluna que fiquei um dia de cama não conseguia fazer movimentos básicos e depois disso comecei senti no lado direito na parte a cima da bunda acho q o nome é bacia uma dor pensava que era na coluna no disco mais não… E minha última relação com minha esposa depois de ejacular 5 minutos depois comecei senti uma forte dor que envolvia toda a parte da barriga e depois ela se localizou com uma dor de apêndice fui transferido para um hospital para realizar um exame de ultrassom não foi encontrado nada tudo normal . Minha última consulta com o urologista eu entreguei o exame que tinha feito no particular ele viu mandou eu baixar a calça e mandou eu assoprar a palma da mão e me passou um remédio chamado diosmin e falou que isso resolvia.. mais ainda sinto dor sinto meus dois epdimios sinto como tivesse volumoso trato o cisto com compressa morna não sei se resolve queria sua ajuda para sana minhas dúvidas oque pode ser isso já que não tá inchado só apenas doi acho q é o cisto q causa essa dor agradeço desde já

  67. Fiquei mais afrito pq o médico não me deu a devida atenção:( só fez esse procedimento básico e onde eu moro é difícil conseguir consulta só particular mais no momento estou sem condições… tem algum remédio usado para trata o cisto? Ele demora quanto tempo para sumir

    • Bom dia Jhone, acredito que existam dois componentes nesse seu caso. Um componente é a varicocele já diagnosticada… o outro é um comprometimento neurológico (hernia de disco ou alguma compressão nervosa). problemas na coluna desse tipo podem levar a dores nos testículos (do lado acometido) e na região inferior da barriga. Assim como dores na região do glúteo (no bumbum)que podem irradiar pra perna. melhor conduta é procurar um atendimento em neurologia, lá o médico provavelmente irá solicitar um Raio X.

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui