Endometriose: relato de um problema

Bem pessoal, normalmente não publicamos matérias como a que segue, no entanto o relato dessa nossa leitora servirá de alerta para outras mulheres e também como um manifesto em defesa da saúde pública brasileira. Para não modular a indignação com o fato, optamos por publicar textualmente o relato na íntegra. Vale conferir:

“Este texto tem como objetivo relatar a dificuldade enfrentada por mulheres para o tratamento de endometriose.

Nunca obtive tanta informação a respeito da endometriose como agora! O desespero é tanto que vc passa horas na Internet fazendo diversas leituras, entra em inúmeras redes sociais a procura de informação e principalmente ajuda.

Já vai para um mês o meu diagnóstico e já com todos os exames prontos ainda não consegui fazer a cirurgia.

Primeira dificuldade, encontrar médico especialista credenciado ao plano para fazer a cirurgia… Até o momento dentre os especialistas que conheci só fazem a cirurgia particular.

O médico o qual confiei o meu problema encaminhou-me uma prévia de 10.500,00 informou que os honorários da cirurgia terei de pagar e só ficaria livre dos encargos de internação, já que o hospital é credenciado ao meu plano de saúde.

Sugerimos também:  O que é endometriose e como tratar

Outro problema é que a endometriose foi incluída este ano no Rol da ANS e ainda assim recebo a negativa do plano de saúde para a cobertura da laparoscopia ginecológica e endometriose peritoneal – tratamento cirúrgico via laparoscopia.

Estou em luta com o plano de saúde até hoje procurando outros meios como a ANS e advogados.

Agora vcs acham quantas ligações já fiz em busca de um especialista em endometriose, especialista em laparoscopia que aceita o meu plano de saude????

Surpresa!!! Raridade vc encontrar médico com essa especialidade!! Mais raro ainda se encontrar aceitar plano de saúde, pois já te taxam com valores que variam a partir de 18.000,00!!

Tomei conhecimento de uma gama imensa de mulheres que além de estarem sofrendo com esse problema, precisam lidar com a caça a um profissional …

O mercado potencial para as pacientes de endo a nível mundial é gigante. As estimativas revelam 176 milhões de mulheres portadoras da doença e indicam que tanto para medicamentos como para quem consiga encontrar uma cura, implicam um negócio de bilhões de dólares. Nessas situações é muito fácil encontrar pessoas que buscam se aproveitar do desespero dos sofredores.

Sugerimos também:  Por que mulheres têm cólicas menstruais

Passei por dois médicos que relataram que será necessário retirar parte do intestino que está afetada, está espalhada no peritonio e os dois ovários. Sofro com dores, desconforto e tb por ter deixado de fazer td que me dava prazer, principalmente a corrida de rua a qual tenho paixão.

Além de todo sofrimento que passo pelo aborrecimento dessa luta com plano de saúde, ANS… luta que estou com a aprovação dos procedimentos junto a Golden Cross – e luto também em busca de um profissional que aceite meu plano para me operar.

É assim que estou vivendo ultimamente amigos! Endometriose tb é um problema de saúde pública!”

Janna Gomes

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui