Epidemia do sono

No dia 14/3 o Dia Mundial do Sono promoverá o slogan “Sono restaurador, boa respiração, corpo saudável”. A organização é do Comitê do Dia Mundial do Sono da Associação Mundial de Medicina e visa à redução das consequências dos problemas do sono na sociedade através da prevenção e manejo dos transtornos do sono.

PRINCÍPIOS DE UM BOM SONO

A violação dos 10 Mandamentos da Higiene do Sono pode causar má qualidade do sono noturno, sono de curta duração, fragmentação do sono e séria privação de sono em adultos

10 MANDAMENTOS PARA UM BOM SONO PARA ADULTOS

  1. Fixe um horário para ir para cama e para acordar.
  2. Se você costuma dormir após o almoço, não exceda 45 minutos de sono durante o dia.
  3. Evite ingestão excessiva de álcool 4 horas antes de ir para cama e não fume.
  4. Evite cafeína 6 horas antes de ir para cama. Isto inclue café, chá e vários refrigerantes, assim como chocolate.
  5. Evite comidas pesadas, apimentadas ou doces 4 horas antes de ir para cama. Um lanche leve neste momento é aceitável.
  6. Realize exercícios físicos regulares, mas não antes de ir para cama.
  7. Utilize uma cama confortável.
  8. Escolha uma temperatura agradável para dormir, mantendo o quarto bem ventilado.
  9. Evite barulhos e elimine o máximo de luz possível.
  10. Reserve o quarto apenas para dormir e sexo. Não use cama como escritório, ambiente de trabalho ou recreação.
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10 MANDAMENTOS PARA UM BOM SONO PARA CRIANÇAS

  1. Vá para cama no mesmo horário todos dias, de preferência antes das 21:00.
  2. Tenha uma rotina de cochilos adequada para idade.
  3. Estabeleça uma rotina consistente para ir para cama.
  4. Faça do quarto da criança um ambiente propício para o sono – fresco, escuro e silencioso.
  5. Encoraje seu filho para iniciar o sono sozinho.
  6. Evite luz na hora de ir para cama. Aumente a exposição à luz pela manhã.
  7. Evite refeições pesadas e exercício vigoroso próximo ao horário de ir para cama.
  8. Mantenha todos aparelhos eletrônicos, incluindo TV, computadores e telefones celulares, fora do quarto e limite o uso destes antes de ir para cama.
  9. Evite cafeína, incluindo vários refrigerantes, café e chás (assim como chá gelado).
  10. Mantenha uma rotina regular durante o dia, incluindo horários de refeições consistentes.
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