Gene determina quantas horas de sono cada pessoas precisa

Muitas pessoas conseguem passar bem o dia com poucas horas de sono, enquanto outras se sentem imprestáveis. De acordo com novo estudo publicado noMolecular Psychiatry, o motivo desse mal-estar é a variação em um gene chamado ABCC9.

Segundo os pesquisadores envolvidos, as pessoas que apresentam essa variação precisam de, pelo menos, 30 minutos a mais de descanso do que os que não têm. Cientistas da Universidade de Edinburgh trabalharam junto com os da Ludwig Maximilians University Munich e analisaram os genes de moscas drosófilas e de 10 mil pessoas que participaram do estudo e responderam a questionários relacionados ao sono. As moscas que não tinham a variação do gene “dormiam” três horas menos do que o normal, enquanto os humanos dormiam mais do que a média comum e indicada pelos médicos, que é de oito horas de sono por noite.

O sono foi medido em “dias livres”, isto é: nenhuma das pessoas precisava trabalhar no dia seguinte ou estava tomando qualquer tipo de medicação para o sono. De acordo com Jim Wilson, autor do estudo, como o sono tem papel fundamental para a saúde, e a descoberta de genes envolvidos é importante para a cura de doenças.

Colaborado por Pablo Albuquerque | Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui