Importância da aveia na dieta do atleta

A aveia (Avena L.) , é uma planta pertencente à família Poaceae. Seu gênero é composto por aproximadamente 450 espécies, sendo as mais cultivadas a Avena sativa e Avena Byzantina.

A aveia é um tipo de cereal rico em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e carboidratos, por isso, a inclusão desse cereal na alimentação é muito importante, pois seus ingredientes são fundamentais para um bom desempenho físico e mental do atleta. O ideal é ingerir aveia no pré-treino, ou, antes de dormir, para assim prolongar a energia.

Aqui estão alguns benefícios proporcionados pela aveia:

  1. É uma excelente fonte de energia, auxilia nas tarefas que exigem grande desempenho físico;
  2. Ajuda na concentração, pois melhora o desempenho do sistema nervoso;
  3. Traz a sensação de saciedade e tem efeito diurético auxiliando assim no controle do peso corporal;
  4. Proporciona o bom funcionamento do intestino, por ser rica em fibras;
  5. Reduz os níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  6. Previne problemas no coração como o acúmulo de placas de gordura;
  7. Auxilia no controle da pressão arterial.
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Encontramos a aveia em 3 versões:
Flocos – Por ter o grão prensado integralmente, preserva seus nutrientes. Têm diversos tipos de moagem.
Farelo – Por ser a camada externa do grão, é a parte mais rica em betaglucanas
Farinha – Costuma ser obtida pela parte interna do grão. Mais pobre em fibras que o farelo e os flocos.

Para os atletas, as barras de cereais, que contém aveia e frutas, é uma forma de consumo excelente e prática para ser consumida antes e no intervalo dos treinos.

Fonte: Atleta Plus | Fique de Boa

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