O que pode atrasar a menstruação

O que pode atrasar a menstruação
O que pode atrasar a menstruação
[intense_dropcap ]O[/intense_dropcap] ciclo menstrual dura de 25 a 35 dias em média para a maioria das mulheres, e tende a ser mais desregulado nos primeiros dois anos de menstruação, tempo que demora para ele se corrigir completamente. No entanto, muitas mulheres já experimentaram pequenos atrasos ou até mesmo mudanças constantes de ciclo – que nunca devem ser encaradas como normais. “A primeira suspeita para atrasos na menstruação sempre deve ser a gravidez para casos de mulheres férteis e ativas sexualmente”, explica o ginecologista Luciano Pompei, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Excluída essa possibilidade, existe uma série de maus hábitos – e até mesmo doenças – que podem levar ao atraso da menstruação. Confira quais são as suspeitas:

Uma mulher sujeita a um estresse muito grande não irá ovular, e portanto não irá menstruar

Excesso de atividade física

Praticar exercícios pesados em grande frequência pode não só atrasar a menstruação, como fazer com ela pare completamente por um determinado período. “Isso acontece porque o corpo gasta muita energia com as atividades e, assim, não entra no período fértil”, diz a ginecologista Paula Marcovici de São Paulo. A prática de atividade moderada estimula o organismo a liberar endorfina – substância relacionada ao bem-estar que reduz o estresse e ajuda a regularizar a menstruação. Um treino pesado favorece o aumento da prolactina – hormônio que prepara a mulher para a amamentação, provocando falhas na menstruação. “O excesso de atividade física pode levar até à falta da menstruação (amenorreia), que ocorre em 2% a 4% da população feminina geral, mas pode acometer de 3% até 66% das atletas”, explica o ginecologista Joji Ueno, do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Gera, em São Paulo.

Dietas muito restritivas

São dois os mecanismos que podem explicar o atraso da menstruação por conta de dietas muito restritivas, afirmam os especialistas. “Se você começa a fazer uma dieta muito restritiva para perder peso, o corpo entende que está havendo alguma dificuldade e corta funções menos vitais para se preservar, como a atividade reprodutiva, buscando os nutrientes que faltam no sangue”, explica o ginecologista Luciano Pompei, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Mudanças no ciclo ou mesmo a amenorreia são comuns em mulheres com anorexia nervosa, por exemplo. “As dietas muito restritivas também podem alterar o sistema responsável pelo equilíbrio hormonal reprodutivo, causando diminuição da ovulação e liberação exagerada da progesterona, inibindo a menstruação”, afirma o ginecologista Joji. Os hormônios responsáveis pela ovulação são comandados pela hipófise, que por sua vez é orientada pelo hipotálamo – ambas áreas do nosso cérebro.

Sugerimos também:  Demora para engravidar aumenta riscos neurológicos

Estresse

Se você estiver sob um estresse muito grande, seu corpo irá inibir a sua ovulação, pois ele entende que você não está em condições de perpetuar a espécie. “Uma mulher sujeita a um estresse muito grande não irá ovular, e portanto não irá menstruar”, explica o ginecologista Luciano. Alguns episódios que podem levar a falta de ovulação são acidentes de carro, mortes na família ou receber uma notícia ruim. “O simples estresse mais prolongado também pode causar alterações na ovulação, mas é mais difícil de medir e identificar, ao contrário dos eventos mais traumáticos”, afirma Luciano. “Se a pessoa estiver com graves problemas emocionais, é importante que ela procure um psicólogo para ajudá-la a manter o nervosismo sob controle”, afirma a ginecologista Paula.

Ansiedade

O nervosismo causado pela espera de um evento importante ou acontecimento muito esperado também pode levar ao atraso da menstruação. “Essa ansiedade irá afetar o hipotálamo e a hipófise, que mandará mensagens de alerta para o ovário, impedindo a ovulação”, diz a ginecologista e obstetra Lucia Marinaro Colon, do Hospital e Maternidade Rede D?Or São Luiz. “O estresse e a ansiedade podem causar a amenorreia hipolâmica, causada por alterações hormonais inclusive do cortisol”, explica o ginecologista Joji. “A eliminação do estresse faz a atividade hormonal retornar ao normal.”

Sugerimos também:  Mitos e verdades sobre absorventes

Excesso de peso

A obesidade interfere no ciclo menstrual devido a grande quantidade de gordura nos tecidos. “Os hormônios femininos são metabolizados e armazenados no tecido adiposo”, diz a ginecologista Lucia. “O excesso de tecido adiposo pode interferir no funcionamento da hipófise, desregulando o ciclo”, completa o ginecologista Luciano. Muitas dessas pessoas com obesidade mórbida com a presença ou não de doenças conjuntas acabam corrigindo esse problema com uma cirurgia bariátrica.

Sono insuficiente

Alterações abruptas do sono, como mudanças repetidas de fuso horário ou insônia, podem causar um desequilíbrio hormonal e alterar o ciclo menstrual, principalmente se a falta de sono estiver acompanhada de estresse e ansiedade. “Essa, no entanto, não é uma das causas mais comuns de alteração do ciclo menstrual, devendo ser investigada após a exclusão de outras possibilidades”, declara o ginecologista Luciano.

Alerta para doenças

Se você apresenta alterações constantes no ciclo menstrual – pelo menos três ciclos – e seu teste de gravidez deu negativo, o melhor a fazer é procurar um ginecologista. Problemas na tireoide, ovários policísticos, mioma uterino e endometriose são algumas doenças relacionadas à falta de menstruação. Todas as alterações significativas do ciclo menstrual devem ser comunicadas ao ginecologista “Deve-se ter em mente que toda mulher tem que menstruar normalmente, e se isto não estiver ocorrendo, deve-se diagnosticar a causa”, alerta Joji Ueno. “É importante lembrar que a menstruação pode apontar alguma doença, quando apresenta sinais de anormalidade, que vão desde o aumento, diminuição ou aparência do fluxo”, completa Lucia Marinaro.

Fique de Boa

70 COMENTÁRIOS

  1. Masturbei meu namorado ,ele gozou na minha mao, e após 5 min ou mais , fui ao banheiro, caso o papel tenham rasgado, e o dedo entrado em contato com vagina, posso engravidar? Estou nervosa com isso a dias. E minha menstruação é desregulada, agora desceu, mas pouco. Pode ser por conta da ansiedade?

  2. Minha menstruaçao. Vinha muito forte e com coágulos do mês de agosto pra ca ela tem vindo mais de 15 dias as vezes com sangramento forte e depois parecendo uma borra de café o que pode ser

  3. minha menstruação esta atrasada a 21 dias, tem um mês que parei de tomar meu anticoncepcional tomei durante 5 anos, pode ser por causa disso?

    • Olá boa tarde. Anticoncepcional é um “tratamento” hormonal, sendo assim a interrupção do seu uso leva o organismo a gerenciar uma nova reorganização hormonal. Alguns sinais dessa reorganização podem ser: menstruar duas vezes dentro de um só ciclo, ter o período entre as menstruações prolongado por 2 ou 3 ciclos seguidos, aumentar ou diminuir o volume… Porém 2 coisas devem ser sempre levadas em consideração: 1. A possibilidade de gravidez e 2. A possibilidade de alguma alteração patológica… Sendo assim, eliminando a primeira possibilidade… procure o seu ginecologista para realizar consulta e exames.

      Aguardamos retorno com desfecho…

    • Sim , eh normal atrasar depois que para de tomar anticoncepcional , a partir do mes seguinte volta ao normal , ja aconteceu cmg

  4. Minha menstruaçao esta atrasada a 1 mes,nunca tive relaçao ,e após que bebi o remedio buscofem p cólica atrasou 1 mês,sou jovem ainda,tenho 14 anos
    pode ser normal atrasar porque meu corpo ta se regulando com o tempo né?Deve ser por isso que atrasou?

    • Olá,
      Bem o atraso da menstruação pode não ter nenhuma relação com o uso do medicamento, porém ele é da classe dos anti-inflamatórios não-esteroidais o que quer dizer que ele interage com processos inflamatórios… e a menstruação é um processo inflamatório. Sendo assim, fisiologicamente pode sim existir relação. Mas é importante lembrar que atrasos podem existir por diversos motivos, inclusive psicológicos. Além disso, existem mudanças no ciclo menstrual inerentes a vida… a temperatura… a alimentação… Assim, o melhor a fazer é aguardar por mais uma semana… se não descer procurar o seu ginecologista.

  5. ola tomo mesigyna desde de novembro de 2015 em fevereiro de marco minha mentruacao veio 3 dias no outro mês 2 e no outro 1 dia e parei de tomar e ja faz um mês que n vem fiz teste de gravidez no mês que tinha vindo 2 dias e deu negativo o que sera que pode ta acontecendo.

    • Ola Priscilla. É normal a menstruação ficar desregulada após cessar o uso de contraceptivos, principalmente os injetáveis. Em média, o tempo estimado para uma plena normalização do ciclo é de 3 meses; porém esse prazo pode ser ultrapassado em alguns casos. O correto é sempre procurar um especialista se esse prazo ultrapassar os 3 meses.

  6. Minha menstruação está atrasada a um mês e tenho relações sexuais, mais fiz o teste de gravidez de farmácia e deu negativo, oq pode ser esse atraso???

    • Boa tarde Ivone. Pode ser atraso sim, porém o “teste de farmácia” não é tao sensível quanto o teste de laboratório, que usa outro método mais sensivel e mais específico por coleta de sangue. Desta maneira é comum acontecer do “teste de farmácia” acusar umm falso negativo no início de uma gestação. A opção certa é de fato você fazer um BETAHCG. Espero ter ajudado com a informação.

  7. A mais de 20 dias tive relação e a camisinha estourou na hora paramos porém alguns dias depois senti uma secreção avermelhada na calcinha apenas um dia e nao mais
    Esse foi um mês de muitos problemas muito estresse e ansiedade minha menstruação era para ter vindo dia 30 no caso hoje e acho que estou no meu período fértil pois está saindo aquela secreção transparente e elástica!
    Não posso estar gravida ne?

    • Olá Day, em alguns casos pode ocorrer a gravidez e mesmo assim acontecer sangramento no período previsto para a menstruação. A melhor decisão a fazer é o teste BetaHCG. É umr esultado preciso e você acaba com a ansiedade.

  8. bom dia!

    meu ciclo é super regular, mas ele deu uma variada de dias antes era de 30 agora esta de 28. minha mestruação era pra ter descido desde o dia 6, no caso ja estou com 4 dias de atraso, mas não sinto sintomas nenhum. oq pode ser?

    • Olá Ludmila. Existe a possibilidade de gravidez? Se não, provável nada além de ajuste do ciclo mesmo. É natural que isso ocorra mediante alterações climáticas importantes… sobrecargas emocionais… infecções…. Caso o prazo chegue a 8 dias procure atendimento especializado para exames específicos.

      • Oi queria tira uma dúvida e normal a mestruaçao descer um mes e o outro nao pq o mês passado desceu e este mês ainda não desceu e para ter vido no dia 1de novembro ja faz mas de 15dias tenho uma bebê de três meses e normal?

  9. Minha mestruação esta atrasada 5 dias tenho relações mas sempre com proteção porem esses dias destronquei o tornozelo e tive que tomar anti inflamatorios pode ser isso?

    • Olá… alguns anti-inflamatórios possuem uma grande quantidade de hormônios, sendo assim podem alterar o ciclo menstrual. Mas como você possui uma vida sexualmente ativa, faz sentido procurar realizar um teste de gravidez, de preferencia um teste sanguíneo (Beta H-CG).

  10. Bom dia, usei a pílula anticoncepcional por mais de 10 anos e a seis meses parei com o uso. Mês passado fiz o uso de uma pílula do dia seguinte, dias depois a menstruação desceu normalmente. Porém agora era para ter descido e estou com 10 dias de atraso, fiz um teste de farmácia com 5 dias de atraso e outro hoje, ambos deram negativo. Existe a possibilidade de a pílula ter falhado e mesmo assim eu ter menstruado? Depois de dois testes negativos ainda existe a possibilidade de uma gravidez ou esse atraso pode ser em decorrência de ter parado com a utilização do anticoncepcional e feito a utilização de uma PDS? Att;

  11. Olá… é comum após um longo período usando contraceptivo hormonal, a menstruação demorar algum tempo para regularizar. Mesmo tendo descido no primeiro mês. A possibilidade de estar grávida é sempre uma opção se você é sexualmente ativa, além disso… os “testes de farmácia” só conseguem detectar a positividade quando os níveis hormonais estão demasiadamente altos, sendo assim… é possível um falso-negativo nos primeiros dias de gravidez. Aguardamos um retorno seu… estamos a disposição.

  12. oi tenho relação mais não na frente mais Faso por trás sem camisinha ee não senti nada vazar pela frente sabe . mais minha menstruação não desceu já são 8 dias q n desce eu estou grávida estou preocupada nervosa talves seja isso por não descer ?

    • Olá Cristina, mesmo não havendo penetração, como você relata, pode haver contato do sêmen com o canal vaginal em algum momento. A melhor maneira continua sendo usar preservativo (até memso para se proteger em relação a doenças sexualmente transmissíveis). O fato do atraso da menstruação nãos “descer” não quer dizer que esteja grávida, mas no seu caso a melhor opção é mesmo fazer um teste de gravidez (teste de sangue – beta hcg)

  13. Olá,boa noite!
    Gostaria de atrasar minha menstruação,não faço uso de anticoncepcional,na verdade usei poucos vezes para fazer ela atrasar,mas sempre fazia uso do remédio um mês dela descer.Gostaria de saber se tem como atrasa_lá faltando poucos dias pra ela descer e como seria esse método.
    Obrigada.

    • Olá Elisângela.

      Existe a possibilidade de fazer uso continuado (e sem interrupções) de contraceptivos orais para evitar a menstruação. As contra indicação desse método são discutíveis, mas você pode questionar seu ginecologista quanto a essa possibilidade.

      Sobre o fato de querer atrasar a menstruação faltando parte do ciclo, não existe indicação para isso. Esse tipo de ação pode desencadear alterações importantes no ciclo fisiológico (natural). Alguns medicamentos (até mesmo os contraceptivos orais podem desencadear esse tipo de alteração a partir da dosagem utilizada). Não lance mão desses métodos sem prescrição e indicação médica.

  14. Olá, tenho um ciclo menstrual regulado e minha menstruação nunca tinha atrasado hoje está com 10 dias de atraso e faz mais de 4 meses que não tenho relações sexuais, recentemente tomei um termogênico.

    • Alice, os termogênico conseguem interferir no ciclo menstrual para algumas pessoas, ainda mais se a ingesta estiver associada a algum tipo de dieta hipocalórica. Obrigado por participar, a sua dúvida colabora com outras pessoas em situação semelhante.

  15. Olá bom dia, meu ciclo é meio irregular, passa um ou dois meses normais e depois mudam, minha menstruação está sem descer, ainda sou virgem, mas tive alguns amassos com meu namorado, e tb venho passando por situações no emocinal que me deixam bastante nervosa, ansiosa, estressada e etc. Isso pode acarretar esses ” Atrasos ” ?

    • Lá Steffany, o “amasso” só você pode saber se foi suficiente pra pensar em gravidez. Porém, fatores emocionais podem SIM interferir no ciclo menstrual, sobre tudo em você, que já possui um ciclo desregulado. Porém a melhor coisa a fazer é sempre procurar um ginecologista para poder entender o motivo dessa falta de regularidade.

  16. Olá.tenho 42 anos.uma vida sexual.ativa.mas minha menstruação está atrasada a dois meses.mas estou sentindo muito calor principalmente no rosto.pode ser menopausa precoce.pois fiz o teste de farmácia e deu negativo.

    • Bom dia Alessandra. A depressão dos níveis de hormônio apresenta períodos cíclicos… de maneira que os sinais se apresentam de maneira mais intensa e após alguns tempo “desaparecem”. No entanto 42 anos é pouca idade para sintomas tão intensos quanto os que vc relata.

      Porém apenas com exames clínicos e hormonais é possível falar algo. Sugiro que procure o seu médico (até para retardar se for o caso).

  17. Olá tudo bem?!! No dia 13 de dezembro 2016 comecei a tomar um termogênico , e minha menstruação não desceu neste mês , porém ela sempre foi desregulada, no mês seguinte no dia 05 de Janeiro à noite percebi que tinha sujado um pouquinho , e no outro dia já tinha sumido , mas tem dias que sinto cólicas mas ela não vem e hoje já é dia 18 e nada , será que pode ser por causa do termogênico ? Pois continuo tomando , e tenho minha vida sexual ativa , mas com preservativo.

    • Olá Juliana… os termogênicos, assim como as dietas restritivas, podem alterar o ciclo menstrual… sobre tudo no seu caso que já possui um ciclo desregulado. Porém como você tem vida sexual ativa, o correto a principio é fazer um teste sanguíneo de gravidez. Em caso negativo, deve procurar seu ginecologista para tentar regularizar seu ciclo.

      Obrigado por participar… estamos a sua disposição.

  18. Boa noite,
    Ese mês eu tomei 5 comprimidos de aciclovir, 1 por dia durante 5 dias. Minha menstruação está atrasa há 2 dias. E existe a possibilidade de gravidez, na vdd até desejo que seja. Mas gostaria de saber se o atraso pode ser do aciclovir.

    • Bom dia Juliana, o ACICLOVIR não tem relação direta com interferências no ciclo menstrual, mas pode alterar os valores hematológicos. Como sugestão, faça o teste sanguíneo para gravidez… Caso dê positivo, relate ao seu médico o uso do ACICLOVIR.

  19. Bom dia. Tenho hábito de realizar sexo oral com meu parceiro. Minha menstruação esta 9 dias atrasada, isso não costuma acontecer. É possível a mulher engravidar nessa situação? -> a mulher faz sexo oral no parceiro, ele ejacula na boca dela, depois ele a beija, e logo após faz sexo oral na nela. Isso pode gerar gravidez??

    • Bom dia. As chances são mínimas de acontecerem – se tudo foi conforme você relatou. Porém, como elas existe… a melhor maneira de ficar tranquila é fazendo o teste de gravidez (o teste sanguíneo – chamado de beta-HCG)

  20. Será qui estou grávida.
    Minha menstruação estar atrasada á 7 dias pode ser gravidez.
    Meu namorado enfiou o dedo dele em minha vagina perto da menstruação pode ser gravidez?

      • Olá Vanessa. Não existe a necessidade de penetração para que a gravidez seja viabilizada, porém não é uma coisa que aconteça com facilidade – mas as chances existem sim. Em caso de dúvida a melhor opção é realizar o teste (sanguíneo) para gravidez, dessa maneira você irá tirar todas as dúvidas que pairam sobre a sua cabeça.

    • Bom dia Vanessa, as chances existem sim, desde que o dedo contivesse espermas (ele ter ejaculado na mão ou coisa parecida). As chances não são altas porém existem. em caso de dúvida o melhor a fazer é realizar um exame (teste) para gravidez.

  21. Oi minha menstruação está atrasada há 9 dias, eu tô muito preocupada há vários dias venho me preocupando bastante é muito desesperada com isso, tive duas relações sem proteção esse mês mas com coito interrompido, quais as chances de gravidez?não tive nenhum sintoma de gravidez apenas a menstruação atrasada há 9 dias.
    Por favor me responda

    • Olá Joyce, pode alterar o ciclo sim, porém não acontece sempre e não acontece com toda as mulheres. Sendo assim atrasos superiores a 5 dias devem ser melhor averiguados. No caso de você ser sexualmente ativa, a possibilidade de gravidez deve ser cogitada logo de início.

  22. Olá, recentemente estava tomando o anti inflamatório Nimesulida, antes disso minha menstruação veio normalmente, mas neste mês que eu tomei o medicamento ela está atrasada a 4 dias, tem alguma coisa a ver?

  23. Olá! Minha menstruação está atrasada há 10 dias e ela é mais ou menos regulada, pelo menos ela nunca atrasou desse tanto, esses mês eu tive muito estresse e ansiedade por conta de uma prova de um concurso que eu estudava há quase 1 ano, eu tive relação no dia 14 de setembro que era um dia da minha tabela que era seguro, fiz com camisinha tudo certinho ela não rasgou eu conferi, e ele nem gozou nem nada… já no dia 18 eu menstruei e foi uma menstruação normal como as outras, dia 01 de outubro foi a prova, e faz é dias que eu espero essa menstruação de outubro e nada e isso me deixa cada vez mais nervosa, eu tenho quase certeza que não é gravidez, mas mesmo assim eu fico achando que é… tem alguma chance de estar grávida? O que fazer pra essa menstruação descer ?

  24. Olá bom dia estou preocupada pq minha mestroacão não desse a 2 meses agora em dezembro de 2017 vai fazer 3 meses,já fiz um teste de farmácia deu negativo será que posso tá grávida?

    • Olá Iasmin. Existe a possibilidade de acontecer um falso negativo sim. A melhor opção é o Beta HCG (teste sanguíneo para gravidez). Se este for negativo, você deve procurar um ginecologistas para aprofundar os exames e descobrir o motivo desse atraso.

  25. Olá tomo anticoncepcional todo mês adolles e todos os mês vem certinha, mês passado comecei tomar termogênico e está atrasada 9 dias faço muitas dietas tem vez que até vômito a comida que eu como com medo de ingordar ,faço exercício todos os dias pesado..sou casada mais mi previno tmb..tomo remédio manipulado tmb para unha cabelo e pele..

    • Olá lays. Termogênicos e dietas é uma combinação que comumente altera o ciclo menstrual. Mas sugiro que você faça um teste sanguíneo para gravidez, é rápido, barato e irá tirar suas dúvidas. Um outro assunto deve ser abordado por você: o fato de provocar o vômito para não engordar. Isso é um distúrbio psíquico que deve ser tratado por um psiquiatra/psicólogo… além disso esse “hábito” poderá acarretar no futuro problemas como hérnia no esófago, hiato, pneumonias.. etc.

  26. Minha mestruação faz 66 dias que nao veio. O q pode ser eu estou esperando chega segunda feira para fazer logo o beta para saber realmente o que. Pois sitômas de gravidez eu tenho : enjoos e muita azia . Mas to com
    Medo pelo tempo e p eu ta com 2 p 3 meses mas minha barriga nao aparenta esse mês q acho q se estiver . Mas tenho esperança de ter uma pacotinho em mim .

  27. Olá,tive relação 1 dia após o fim do período fértil sem camisinha e tinha acabado de voltar a usar o anticoncepcional depois de 1 ano. Nessa relação contrai herpes e tive q fazer o tratamento com aciclovir. Comecei o tratamento 4 dias antes de menstruar e já estava com sintomas de tpm,cólica,porém minha menstruação não ocorreu. Estou atrasada há 18 dias. Pode ser o estresse e o uso do aciclovir?

  28. Olá queria tirar uma dúvida , Minha Menstruação estava atrasada ela atrasou 1 mês (Março) , Ai ela desceu agora dia (04 de Abril ), Eu estava sentindo muita náuseas , Tonturas , Dores de Cabeça constante, E meu namorado não usa preservativo em nenhuma das relação (Ejacula fora) E eu não tomo (Ciclo 21) tomava, mais parei faz tempo e tomei uma cartela só e depois parei ! Mais então teve um acontecimento , Eu sofri um acidente de carro agora dia (03 de Abril) Mais não foi nada grave , Mais com apesar do susto pode ter acontecido alguma coisa se estivesse grávida (Perdido o BB)? Porque estava com quase a certeza que eu estava Grávida, Ontem começou da uma cólica de leve ai fui ver se tinha descido, mais não ! Só tinha uma macha meio vermelhada mais ai não desceu , foi descer hoje de Manhã ! Será que eu não estava grávida ou será que eu perdi com susto do acidente ou era só apenas uma atraso menstrual ? Me ajude to preocupada cm isso só tenho 16 anos !

  29. Olá queria tirar uma dúvida , Minha Menstruação estava atrasada ela atrasou 1 mês (Março) , Ai ela desceu agora dia (04 de Abril ), Eu estava sentindo muita náuseas , Tonturas , Dores de Cabeça constante, E meu namorado não usa preservativo em nenhuma das relação (Ejacula fora) E eu não tomo (Ciclo 21) tomava, mais parei faz tempo e tomei uma cartela só e depois parei ! Mais então teve um acontecimento , Eu sofri um acidente de carro agora dia (03 de Abril) Mais não foi nada grave , Mais com apesar do susto pode ter acontecido alguma coisa se estivesse grávida (Perdido o BB)? Porque estava com quase a certeza que eu estava Grávida, Ontem começou da uma cólica de leve ai fui ver se tinha descido, mais não ! Só tinha uma macha meio vermelhada mais ai não desceu , foi descer hoje de Manhã ! Será que eu não estava grávida ou será que eu perdi com susto do acidente ou era só apenas uma atraso menstrual ? Me ajude to preocupada cm isso só tenho 16 anos !

    • Gabriela, Não é tão comum, mas pode acontecer que mesmo estando grávida algo semelhante a menstruação possa descer… no entanto, em uma quantidade bem pequena. a melhor maneira de tirar a dúvida é fazer um teste de sangue para gravidez (evite o exame “de farmácia”).

  30. Olá boa tarde… A situação foi a seguinte, estava no ultimo dia de mestruação, tive relação sexual enfim meu namorado fez o famoso coito interrompido, meu ciclo é certo de 29 dias porém no dia seguinte tomei a pilula do dia seguinte… Pois ainda sou novA com tudo isso e não confio… Porém o que acontece minha mestruação ja era pra ter chegado agora.. Porém ate agora n chegou, eu sempre me protejo com camisinha… Infelizmente houve esse equívoco e gostaria de saber se tem algum risco… Estou sentindo cólicas porem ate agora nada.

    • Bom dia Werica, quando você tomou a “pílula do dia seguinte” sua “menstruação desceu”? se desceu, os riscos são muito baixos de engravidar. e em virtude disso, seu ciclo ficaria de fato alterado. A melhor maneira de tirar essa dúvida é fazendo o teste de gravidez (o de sangue: BETA HCG)

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui