O que tem de novidade sobre AIDS ?

Novas pesquisas continuam em andamento

A doença causada pelo HIV – AIDS –  atinge diretamente o sistema de defesa do organismo humano, pois é capaz de modificar o DNA de uma importante célula chamada de Linfócito T. A cura para este problema é sem dúvidas um desafio para cientista do mundo inteiro.

Alguns estudos publicados este ano trouxeram esperanças renovadas aos pesquisadores. Um estudo realizado nos Estados Unidos, comprovou que a partir de uma poderosa tecnologia de edição de genes denominada de CRISPR/Cas9, foi possível a eliminação total do vírus em camundongos. O próximo passo é testar essa nova tecnologia em humanos.

Uma outra descoberta na área também apresenta futuro promissor; trata-se de um comprimido capaz de prevenir o desenvolvimento da doença, mesmo após o contato com o vírus. É bom deixar claro que não se trata de uma vacina contra o vírus, mas uma maneira de evitar a manifestação da doença. Esse novo medicamento está em fase de teste para aprovação pela FDA (órgão americano responsável regular o uso de medicamentos).

Além das novidades já mencionadas, neste último mês foi disponibilizado no comércio farmacêutico brasileiro um “auto-teste” para HIV. O intuito deste teste é facilitar o acesso ao exame e por consequência estimular o tratamento. O teste é simples que pode ser realizado em poucos minutos. Mesmo sendo um teste de alta confiabilidade, o fato de ser positivo para HIV não torna o diagnóstico definitivo, devendo o paciente procurar um serviço de saúde apropriado para uma confirmação definitiva.

Desde a descoberta da doença e de sua propagação na década de 1980, estudos no mundo inteiro vêm sendo realizados. No entanto, nos últimos anos, os avanços foram bem expressivos e animadores. Vamos continuar acompanhando!

Colaborado por Francyara Sousa | Fisioterapeuta em formação pelas Faculdades Integradas de Patos

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui