Odiar academia não é desculpa para o sedentarismo

Odiar academia não é desculpa para o sedentarismo
Odiar academia não é desculpa para o sedentarismo

Você gostaria de ter uma vida mais ativa e saudável, mas detesta o clima de academia? Isso não é um problema. Existe uma dezena de opções para você incluir a atividade física na sua rotina sem frequentar este ambiente. Fred Fogel, personal trainer das academias Fórmula da Água e Velox, no Rio de Janeiro, listou 10 modalidades. Escolha a sua preferida ou varie sempre!

Caminhada: tem os mesmos benefícios da corrida. Porém, com menos impacto e menor perda calórica para o mesmo intervalo de tempo. Andar de forma acelerada gasta até 280 kcal/hora.

Corrida: o número de corredores cresce a cada ano. Correr proporciona uma queima calórica alta (até 950 kcal em 1h de treino intenso) e pode ser praticada em qualquer lugar. Basta calçar um par de tênis e sair por aí (sem esquecer de uma avaliação médica prévia, claro!). Além de emagrecer, você fortalecerá seus ossos, coração, pulmões, além de dormir melhor e ficar mais disposto.

Ciclismo: é fácil de aderir por ser bem prático. Pode ser feito em casa ou na rua. Pode ser praticado em grupo ou individualmente. Trabalha pernas e glúteos e, por ser uma atividade aeróbica, reduz colesterol e triglicérides. Pode-se queimar de 270 a 450 kcal em 1 hora de pedalada.

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Dança: os participantes do “Dança dos Famosos” não cansam de recomendar a atividade. Dançar melhora a autoestima, diverte, socializa, melhora a coordenação motora e, dependendo da modalidade, queima muitas calorias. Em 1h dançando se perde entre 210 e 400 kcal.

Lutas: judô, boxe, krav magá, muay thai e capoeira. As opções são muitas e a chance de você gostar de alguma delas é proporcional a esta variedade. Lutar estimula a concentração, resulta em grande queima calórica e trabalha diferentes grupos musculares. Lutadores condicionados, que param menos durante o treino, chegam a perder 950 kcal/hora.

Natação: é um exercício de baixo impacto, bastante indicado para quem está acima do peso. Nadar fortalece a musculatura, melhora a capacidade cardiorrespiratória, sintomas da asma e a saúde de forma geral. É um exercício aeróbico bem completo por estimular todos os músculos. Em 1 hora de atividade, queima-se entre 500 e 700 kcal.

Vôlei: pode ser praticado ao ar livre ou em quadra, trabalha músculos inferiores e superiores, melhora os reflexos e a coordenação motora. É também uma excelente atividade aeróbica e proporciona grande queima calórica. Entre 200 kcal e 600 kcal/hora, dependendo da intensidade.

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Surfe: combina natação, remada sobre a prancha, exige equilíbrio, melhora a capacidade cardiorrespiratória e a concentração, trabalha costas ombros, pernas e core (região do abdômen). Além disso, é relaxante e queima até 350 kcal/hora. O visual é um extra.

Ioga: atua no corpo e na mente. Além de usar o peso do próprio corpo para trabalhar força, esta modalidade alivia o estresse, fadiga e até ansiedade. Por trabalhar o core e boa postura também é capaz de evitar lesões. Em 1 hora de ioga, é possível perder até 500 kcal.

Pilates: melhora a postura e a flexibilidade, estimula a concentração e o equilíbrio, fortalece os músculos. Pilates não é um exercício aeróbico, o foco desta atividade é consciência corporal e respiração. A perda calórica em 1 hora fica em torno de 200 kcal. Portanto, não é a opção mais adequada para quem busca apenas o emagrecimento. Os focos são força e flexibilidade.

Mas lembre-se: antes de começar qualquer atividade, é fundamental ir ao médico e fazer uma avaliação física. Com isso, evitará lesões e outros problemas de saúde que podem prejudicar o seu rendimento.

* A média de calorias foi calculada com base em uma pessoa de 70kg.

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