Os benefícios do óleo de prímula

Os benefícios do óleo de prímula
Os benefícios do óleo de prímula

Quem pensa que as pessoas só perdem peso com a ajuda de dietas mirabolantes, simpatias, medicamentos ou personal trainers, está redondamente enganado. Muita gente prefere abolir esses tipos de “ajudas” e recorrer a substâncias naturais, como o óleo de prímula, para combater o excesso de peso e a reduzir aquelas gordurinhas localizadas que tanto incomodam.

Esse óleo ajuda bastante a eliminar todo o líquido acumulado em excesso no nosso corpo, contribuindo para uma dieta saudável e consequente redução de peso”, explica a nutricionista Roberta Abreu.

O óleo de prímula é rico em ácidos graxos, essenciais da série ômega-6, que consistem no ácido linoléico e ácido gama linolênico (GLA), ácido gorduroso poliinsaturado que ajuda a proporcionar energia para o corpo e suprir as gorduras estruturais presentes no cérebro, músculos, medula óssea e membranas das células.

Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, o GLA origina a prostaglândina E1, uma substância que ajuda a equilibrar os hormônios femininos, diminuindo os impactos da tensão pré-menstrual (TPM). “Quando há uma carência desses ácidos graxos, podem ocorrer, além da TPM, ainda a demora na coagulação sanguínea, afetando a imunidade, hiperatividade infantil, esclerose múltipla, eczema atópico e envelhecimento precoce. Nas refeições, esses ácidos graxos essenciais podem ser obtidos de certos óleos, como o de soja, o de prímula e o de girassol, ou extraídos da sardinha, do salmão e dos peixes em geral”, conta a nutricionista.

A prímula (Oenothera biennis) é uma planta medicinal também conhecida como Prímula-da-Noite, Estrela-da-Noite, Salgueiro-Noturno, Panacéia-de-Rei e Erva-dos-Burros. Inclui a espécie Oenothera hookeri. Pertence à família Onagraceae.é é nativa da América do Norte, também conhecida como “evening primrose” porque suas flores se abrem ao entardecer. Dela se extrai um rico óleo que é excelente para o bom funcionamento do organismo e que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo. “O melhor beneficio que o óleo de prímula pode oferecer, em especial às mulheres, é o auxilio no controle da tensão pré-menstrual”, pontua a nutricionista.

Atribui-se ao óleo de prímula diversos benefícios à saúde, com aplicações anti-inflamatórias, controle das alterações emocionais, artrite reumatóide, dor no peito, eczema, osteoporose, colite ulcerativa, diabetes, alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, manutenção da elasticidade da pele, influenciam na liberação de neurotransmissores cerebrais, atuam positivamente na recuperação do tecido hepático danificado pelo uso abusivo do álcool.

“A melhor indicação para se utilizar o óleo de prímula é na forma de cápsula. Recomendo uma cápsula antes do almoço diariamente. Não existe nenhuma contraindicação e todas as pessoas podem consumir”, esclarece Roberta.

As cápsulas de óleo de prímula estão à venda em lojas de produtos naturais, nas redes de drogarias e também pela internet. Na web, é possível encontrar embalagem com 60 cápsulas por R$ 24,30.

Fonte Yahoo| FiquedeBoa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui