Sensibilidade no dente: 7 dicas para diminuir as dores e desconforto

Dor aguda e de curta duração nos dentes, que pode ser causada por alimentos e líquidos frios, quentes ou doces. Essas são sintomas são comuns em quem tem dentes sensíveis, problema que, segundo estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, atinge uma em cada oito pessoas, sendo que 72% dos casos acontecem com mulheres.

“O esmalte do dente é extremamente mineralizado e quase impermeável, mas se essa proteção é removida por alguma razão (fratura, bruxismo, acidente, restauração quebrada ou infiltrações por bactérias) e a dentina fica exposta, o paciente pode apresentar sensibilidade”, explica o dentista Mario Groisman, mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia, e membro da Academia Brasileira de Odontologia.

Cuidados para dentes sensíveis

Ele ressalta que é importante consultar um profissional para ter um diagnóstico preciso. Mas se o problema for causado pelo desgaste no esmalte, algumas atitudes simples podem ajudar a acabar com a sensibilidade nos dentes:

Escolha a escova certa

“Prefira escovas com cerdas macias e pontas arredondadas. A escovação deve seguir sempre um movimento circular e suave, nunca horizontal e com muita pressão”.

Evite cremes dentais clareadores

“Prefira os desenvolvidos especificamente para controlar a sensibilidade dos dentes. Além disso, só use enxaguantes bucais com prescrição de um cirurgião-dentista”.

Invista no flúor

“Cremes e enxaquantes com flúor ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Em épocas de crise, vale a pena investir no flúor em gel, mas pergunte antes ao seu dentista sobre essa possibilidade”.

Aposte no chiclete

“É normal escovar os dentes assim que terminar de comer, mas, se você sofre com a sensibilidade, masque uma goma sem açúcar, pois vai estimular o fluxo salivar e neutralizar a acidez da boca”.

Fuja do bicarbonato

“Nada de tentar soluções caseiras a base de bicarbonato de sódio, principalmente por que hoje existem produtos específicos para atenuar a dor e que podem se encontrados em farmácias”.

Nada de sabores ácidos

“Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade. Evite também usar vinagre para temperar a salada”.

Não escove os dentes com força

“Pode parecer que quanto mais força você usa na escovação, mais limpo os dentes vão ficar, mas muita pressão nessa hora pode danificar o esmalte dos dentes”.

Colaborado Por Mariana Bueno | Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui