Suplemento de cálcio causa pedras nos rins

Suplemento de cálcio causa pedra nos rins
Suplemento de cálcio causa pedra nos rins
[intense_dropcap ]O[/intense_dropcap] governo norte-americano recomendou formalmente que mulheres saudáveis na pós-menopausa evitem tomar suplementos diárias de vitamina D e cálcio. O grupo, chamado Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos, que é um júri independente de especialistas em prevenção e cuidados de saúde primários, baseou suas recomendações em extensas revisões de mais de uma centena de estudos.

Eles caracterizam doses baixas como 400 unidades internacionais ou menos de vitamina D e 1000 miligramas ou menos de cálcio. A ingestão desses valores diariamente, de acordo com as recomendações da força-tarefa, “não apresenta nenhum benefício líquido para a prevenção primária de fraturas”. Mas existem boas evidências, disse o grupo, de que essa ingestão pode aumentar a probabilidade de pedras nos rins.

A força-tarefa também analisou o uso dos suplementos em mulheres na pré-menopausa e em homens. O grupo concluiu que não era possível “avaliar o equilíbrio dos benefícios e malefícios” do uso de suplementos para prevenir fraturas nesses grupos. As recomendações, porém, não se aplicam à pessoas com osteoporose ou deficiência de vitamina D, segundo a força-tarefa.

Sugerimos também:  Saiba a maneira ideal de tomar vitaminas e nutracêuticos

O que é cálculo renal ou pedras nos rins

Um cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura desenvolvida a partir de cristais que se separaram da urina dentro do trato urinário. Normalmente a urina contém químicos que inibem a formação de cristais. Porém, esses inibidores parecem não funcionar em algumas pessoas e as pedras nos rins aparecem. Se os cristais permanecerem pequenos o suficiente, eles podem viajar através do trato urinário e sair do corpo na urina sem serem notados.

As pedras nos rins contêm várias combinações de químicos, sendo que o tipo mais comum de cálculo renal é de cálcio em combinação com oxalato ou fosfato. Esses químicos são parte da dieta normal e importantes para o organismo. Um tipo menos comum de cálculo renal é causado por infecção no trato urinário. Outro tipo de cálculo renal menos comum são as pedras de ácido úrico.

Sugerimos também:  Saiba a maneira ideal de tomar vitaminas e nutracêuticos

Causas do cálculo renal ou pedras nos rins

Os médicos nem sempre sabem a causa da formação da pedra nos rins. Ainda que certos alimentos promovam a formação de pedras nos rins em pessoas susceptíveis, pesquisadores não acreditam que comer qualquer alimento específico cause cálculo renal em pessoas não susceptíveis. Pessoa com histórico familiar de pedra nos rins pode ter maior probabilidade de desenvolvê-la. Infecções urinárias, desordens nos rins e certas desordens metabólicas como hiperparatireoidismo também estão relacionados a cálculos renais. Certos diuréticos e antiácidos baseados em cálcio podem elevar o risco de formação de pedras nos rins ao aumentar a quantidade de cálcio na urina. Cálculos renais também podem se formar em pessoas com inflamação crônica do intestino.

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui