Truque: Aprenda a conservar as frutas por mais tempo

Banana_Fiquedeboa
[intense_dropcap ]I[/intense_dropcap]ncluir frutas na dieta (seja ela qual for) é uma condição unanime para qualquer nutricionista, no entanto tornar isso prático nem sempre é possível. Muitas vezes a impossibilidade acontece por conta da logística de conservação das frutas no seu dia a dia. Levar para o trabalho ou para a faculdade nem sempre é tarefa fácil. Aqui vamos mostrar alguns truques para garantir a qualidade e manter a boa aparência das frutas por mais algum tempo.

EVITAR QUE AS MAÇÃS ESCUREÇAM.

Várias soluções são possíveis. A primeira delas é muito original mas tão prática: derrame uma latinha de Sprite numa tigela e deixe suas maçãs (cortadas em duas, fatias , cubos ou rodelas) marinarem durante 2 a 3 minutos, misturando para ter certeza que todas as partes ficaram bem molhadas. Conserve em seguida suas maçãs num prato ou em outro recipiente até 24 horas sem escurecerem. Pode deixar na geladeira.

A segunda solução é deixar suas maçãs mergulhadas, alguns minutos, numa tigela com água, onde você colocou suco de limão fresco. Conserve a seguir suas maçãs num saco de congelamento fechado, onde você tirou o máximo de ar e conserve na geladeira. Você pode agora preparar suas maçãs com antecedência, para todas as suas sobremesas!

Existem truques para melhor conservar ou usar algumas frutas que são práticos, fácies e solucionam problemas do nosso dia a dia na cozinha. Vejam alguns!

DESCASCAR UMA LARANJA COM UMA COLHER

Para descascar uma laranja em menos de 3 minutos, role sua laranja sobre uma superfície dura, para descolar a casca. Corte em seguida o alto da laranja e deslize uma colher de sopa sob a casca para descolar ligeiramente a pele e faça o contorno. Você vai ver, é mágico e funciona realmente bem. Isto funciona também para as tangerinas e mexericas, basta usar uma colher menor.

CONSERVAR AS FRUTAS QUE USAMOS PARA TIRAR RASPAS

Se você tiver uma laranja ou um limão, dos quais você tirou as raspas para uma receita, mergulhe sua fruta numa tigela com água fresca. Elas se conservam até uma semana, com a condição de trocar a água todos os dias.

CONSERVAR SUAS FRUTAS MAIS TEMPO

Para conservar suas frutas por mais tempo em temperatura ambiente, coloque algumas rolhas de cortiça cortadas ao meio na sua cesta de frutas.

RETIRAR OS GRÃOS DE UMA ROMÃ

Duas soluções: a primeira, você corta a romã ao meio, você a vira ligeiramente para descolar os grãos e você a revira a seguir sobre um prato. Pegue uma colher de pau e bata levemente na sua romã. Os grãos vão se descolar facilmente.

Você pode também cortar sua romã em quatro, colocar os pedaços numa tigela de água fresca e retirar os grãos diretamente na água. Recupere a seguir os grãos que boiam na superfície.

ACELERAR O AMADURECIMENTO

Às vezes acontece de você comprar frutas que ainda não estão completamente maduras. Mas uma vez em casa é possível fazer com amadureçam mais rápido. Como? Coloque suas frutas num saco de papel e junte bananas e maçãs. As bananas e maçãs desprendem um gás (etileno) que faz as frutas amadureçam. Este método é ideal para acelerar o amadurecimento dos kiwis, mangas ou peras. Excelente, não?

EVITAR QUE SUAS BANANAS ESCUREÇAM

Embale as extremidades de suas pencas de bananas com papel alumínio ou conserve suas bananas separadamente. Suas bananas ganharão alguns dias de conservação. Pense também que as bananas fazem amadurecer as outras frutas, tome então cuidado de conservá-las longe das outras frutas já maduras. O ideal é deixá-las suspensas e evitar colocá-las na geladeira.

CONSERVAR FRUTAS JÁ ABERTAS

Uma fruta já aberta se conserva dois a três dias na geladeira. Para isto, vire-a sobre um pires, onde você colocou algumas gotas de vinagre ou um pouco de sal fino. No momento de utilizá-la, corte a primeira fatia e sirva-se!

CONGELAR SUAS FRUTAS

Aproveite as frutas da estação, para comprar um pouco mais e as congelar. Você vai poder utilizá-las fora de época. Elas se conservam por até um ano. No entanto, é preciso verificar se as frutas são de qualidade, perfeitas, frescas e utilize barquetes ou sacos de congelamento e congele em pequenas quantidades, à vácuo (ou tente tirar o máximo possível do ar). Coloque um pouco de açúcar ou suco de limão para evitar que suas frutas não escureçam (se você já as cortou).

Espero que essas dicas melhorem a sua experiencia com as frutas e tornem a sua vida mais saudável.

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui