Truques indispensáveis na hora da maquiagem

Mulher maquiando - Fique de Boa

SE FOR OPTAR POR CORES, COMECE PELOS BATONS ABERTOS
O efeito que a maquiagem proporciona no teatro não deixa dúvidas de que certamente se escondem ali alguns truques que possam também fazer toda a diferença no make do dia a dia. Nos bastidores do espetáculo “O Mágico de Oz”, em São Paulo, Chloé Maya, maquiadora e consultora de imagem da rede de salões Jacques Janine, entrega quais são eles.

PELE PERFEITA O DIA TODO
Se no teatro o pancake ainda é recurso superviável para garantir durabilidade e efeito, fora dele é impensável, tamanha a cobertura. “No dia a dia, a durabilidade é resultado do que vem por baixo da base. E a rotina pode ser feita de duas maneiras”, diz a expert. “A versão mais completa começa com a aplicação do tônico, seguida de leve esfoliação. Na sequência, sugiro borrifar água termal, que penetra melhor na pele quando são dadas leves batidinhas usando as pontas dos dedos. Depois, vem o hidratante para cada tipo de pele, uma máscara iluminadora – que contenha ativos da argila – e um sérum de nutrição. Já a versão mais express exige tônico para a retirada de todo o make, hidratante da região dos olhos, sérum com efeito lifting e primer para cada tipo de pele.”

Todo esse processo de preparação deixa a cútis impecável e a exigência de base passa a ser mínima. Uma camada fininha já é suficiente.

ILUMINE COM MODERAÇÃO
Sim, todo mundo ama um bom iluminador, mas Chloé alerta para o excesso. “Apesar de ser superusável no dia a dia, ele precisa proporcionar um efeito suave e ser aplicado nos lugares certos”, conta. O conselho da maquiadora é usá-lo na lateral do rosto – na região das têmporas – e no canto interno do olho para o ponto de luz. Já no ossinho do nariz e abaixo do arco da sobrancelha, ela sugere evitar. Apesar de proporcionar um efeito bonito em foto, na “vida real”, pode aumentar as proporções ou deixar um pouco antiquado.

CÍLIOS POSTIÇOS BEM APLICADOS
Para um olhar expressivo não há nada como um belo par de cílios, que também carrega os seus segredos durante a aplicação. “Primeiro, dosar a quantidade de cola é essencial. E sempre prefiro optar pela branca, que fica transparente assim que seca e se adapta tanto a um olho preto quanto a um make mais clarinho. Já a preta exige um delineador ou um esfumado escuro para disfarçá-la”, explica Chloé. Em seguida, é essencial cortá-los e passar bastante máscara antes de posicioná-los. “O rímel ajuda a pentear e colorir os pelinhos para que não fique nenhum contraste. Para as loiras é ainda mais importante”, acrescenta ela.

PEGUE LEVE NAS CORES
Apesar de propor um efeito bonito, as cores costumam gerar um certo receio para quem prefere makes mais discretos. Mas se bater aquela vontade de colorir, Chloé sugere começar pelos lábios. “Os batons estão vindo bem fortes e é um jeito de usar cor sem medo. Agora, se for optar por olhos mais trabalhados, jamais use um só tom. Sempre aposte em um esfumado degradê. Usar mais de uma nuance é o grande truque para deixar o visual sofisticado.”

DELINEADOR DE GATA
Amado pelas mulheres, o delineador também é um dos recursos de make mais complicados. Porém, nada que a prática não ajude a acertar a mão. Segundo Chloé, o melhor a fazer é começar o traço sempre de dentro para fora. Faça bem rente aos cílios e fininho. Só depois, engrosse um pouquinho da metade do olho para o fim e finalize com um puxadinho.

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui