Tudo sobre os benefícios da Aveia na alimentação

A Dieta da Aveia é eficiente e saudável, mas não existe mágica.
[intense_dropcap ]e[/intense_dropcap]scolher uma dieta ideal é uma tarefa difícil para todos, independente do objetivo buscado. É importante que os alimentos certos sejam incorporados da melhor forma ao cardápio, e não é a toa que ouvimos recomendações sobre grãos naturais e alimentos integrais. Dentre esses, podemos destacar a aveia. Ela pode ser encontrada em flocos e até na forma de farinha, assim oferecendo um melhor processo de digestão.

A aveia é rica em fibra solúvel, o que pode ajudar na sensação de saciedade por um período mais longo

Os pontos positivos não são poucos, é exatamente por isso que criaram a dieta da aveia, que conta com um cardápio preparado de acordo com a inserção do alimento nas refeições, o que induz a uma maior frequência de ingestão de aveia, assim proporcionando ao corpo um melhor uso das suas propriedades. Sabemos que a dieta é um dos principais artifícios naturais para emagrecer de forma saudável, por isso é importante conhecermos melhor como funciona a dieta da aveia.

Benefícios da Aveia

O alimento não tem seu nome associado à dieta à toa. É interessante sabermos que a inserção da aveia no plano alimentar pode não só contribuir para a sua perda de peso, mas também para você obter uma melhor qualidade de vida. Os flocos e a farinha de aveia podem ajudar no controle de peso saudável e ainda reduz os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Estudos afirmam inclusive que dentre os benefícios à saúde, a aveia ainda pode, potencialmente, reduzir o risco de certos tipos de câncer.

A aveia ainda é rica em fibra solúvel, o que pode ajudar na sensação de saciedade por um período mais longo após as refeições. Ela também contribui para o bom funcionamento da flora intestinal. A dieta da aveia ainda pode ajudar na redução dos níveis de colesterol LDL, não afeta os níveis do colesterol HDL e foi utilizada para demonstrar sua eficiência como alternativas de medicamentos para reduzir o colesterol ruim.

Há afirmativas de que a aveia pode se tornar uma vilã em uma dieta, pois ela é fonte de carboidrato, mas vale ressaltar que esses são caracterizados como de baixo índice glicêmico, o que ajuda no equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Além dessas contribuições, a aveia ainda contém fitonutrientes, os quais podem ser conhecidos como lignanas, que são benéficos à saúde do coração.

Como funciona?

A dieta da aveia consiste na substituição de uma ou até duas refeições com aveia por dia. Isso pode se tornar um ótimo benefício para sua saúde, principalmente quando consumida de forma controlada, o que proporcionará que você desfrute melhor das propriedades do alimento.

O método mais simples de pôr a dieta da aveia em prática é variando a quantidade consumida ao longo de três fases.

Sugerimos também:  Dez alimentos que controlam o colesterol

Fase 1:

Na primeira semana é recomendado consumir apenas aveia. Você pode comer ½ copo de farinha de aveia em cada refeição. É importante ressaltar que você pode combinar a aveia com leite desnatado, caso queira. Recomenda-se consumir a farinha de aveia, assim auxiliando para um processo de digestão mais rápido. O consumo calórico recomendado para os sete primeiros dias deve ser de 900 até 1200 calorias por dia. 

Fase 2:

Os próximos 30 dias devem ser mantidos com o consumo de ½ xícara de farinha de aveia, mas a partir de então, pode ser consumida apenas três vezes por dia, mas sempre mantendo a dieta regular. Nessa fase ainda é recomendado priorizar o consumo de farinha de aveia, para que assim as refeições sejam melhor digeridas. Um lanche no período da manhã com frutas e um lanche no período da tarde com vegetais crus podem auxiliar no equilíbrio e bom funcionamento do organismo. O consumo calórico diário permitido nessa fase é de 1000 a 1300 calorias.

Fase 3:

Após os 30 dias da segunda fase, você poderá manter sua dieta normal. Obviamente, reconhecendo os benefícios que a aveia pode oferecer, você a mantenha em uma refeição e um lanche de seu dia.

Cardápio

Café da manhã:

  • ½ xícara de aveia;
  • ½ xícara de leite desnatado;
  • 1 colher de sopa de passas;
  • ½ colher de chá de canela;
  • Café ou chá.

Lanche da manhã:

  • ½ xícara de blueberries ou 1 fruta de baixo índice glicêmico.

Almoço:

  • ½ xícara de aveia;
  • Meia xícara de iogurte baixo teor de gordura;
  • 1 banana.

Lanche da tarde:

  • ½ xícara de varas de vegetais crus.

Jantar:

  • 50 gramas de peito de frango grelhado;
  • Salada verde à vontade;
  • ½ xícara de aveia.

Ceia:

  • 1 taça de gelatina ou 1 taça de frutas com 1 colher (de sopa) de farinha de aveia.

Dicas

  • Você pode adicionar a farinha de aveia em vitaminas, shakes e smoothies para promover uma perda de peso mais saudável e eficiente.
  • Combinar aveia com cereais naturais pode intensificar a queima de gorduras.
  • Há afirmativas de que substituir as refeições por shakes com farinha de aveia também pode contribuir para uma queima de gorduras mais intensa, mas é importante você refletir que seu corpo não necessita apenas dos nutrientes contidos na aveia, mesmo que essa seja uma boa contribuição.
  • Combinar aveia com frutas e alimentos saudáveis pode favorecer a conquista do peso desejado e também na manutenção das medidas conquistadas.
  • Abuse da água, a bebida pode contribuir para o funcionamento do metabolismoe ainda mantém seu corpo hidratado, por isso, consuma no mínimo 2,5 litros de água por dia.
  • Os chás também podem contribuir para o reconhecimento das metas alcançadas com a dieta da aveia, pois a bebida pode oferecer efeito termogênico.
  • Perder peso não se limita apenas a comer alimentos naturais e praticar exercício; dormir é fundamental. É no período noturno que seu corpo se recuperará das atividades e desgaste diário, por isso, dormir no mínimo 8 horas por noite é imprescindível para você estar determinado e motivado para as atividades do dia seguinte e também para se manter na dieta.
  • Você pode tomar um delicioso mingau de aveia após os seus treinos. É interessante que você forneça alimentos saudáveis para que seu corpo se recupere melhor da fadiga causada pelo treino intenso.
  • Lembre-se de sempre combinar a aveia com alimentos saudáveis, se você combinar com alimentos errados, você comprometerá a conquista das metas.
Sugerimos também:  Comece fazendo substituições mais saudáveis!

Os primeiros 7 dias pode ser difícil

A primeira fase pode ser considerada a fase mais difícil de toda a dieta da aveia. A inserção de novos costumes e a restrição calórica podem causar estranhamento e resultar em impactos psicológicos, caso a pessoa não esteja determinada a se adaptar ao novo plano alimentar. Podemos considerar a dieta da aveia como uma dieta da moda, então, é importante avaliar todas as recomendações para que você priorize a sua saúde. É necessário atentar para diversos aspectos, principalmente aqueles voltados para o estilo de vida a ser adotado e também para a nutrição.

Avaliação médica

Reconhecer que adotar um plano alimentar sem uma orientação médica é um erro pode ser o passo inicial para você escolher a forma mais saudável para perder peso. Você pode gostar da ideia de emagrecer comendo aveia, mas deve buscar a avaliação de um médico, pois apenas ele poderá analisar o plano alimentar e então indicar ou não a dieta da aveia para o seu caso particular. Cada organismo precisa de quantidades particulares de nutrientes, por isso a orientação é fundamental para evitar reações adversas.

Exercícios Físicos

Perder peso e entrar em forma não requer adoção de hábitos por tempo determinado, muito pelo contrário. A afirmativa de que “Você é o que você come” é levada a sério, por isso, é imprescindível que você se adapte a uma alimentação rica em alimentos naturais e com propriedades que contribuam para o bom funcionamento do seu organismo.

Não é recomendado apenas adotar um plano alimentar saudável para toda a vida, mas adicionar hábitos saudáveis pode contribuir para uma maior queima de calorias diariamente. Reserve um curto período de sua rotina e busque praticar exercícios físicos de 3 a 5 dias por semana. Dessa forma, seu metabolismo poderá se manter ativo, queimando calorias continuamente e de forma eficiente.

Colaborado por Dra. Patrícia Leite | Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui