Yoga é mais uma arma contra o câncer de mama

Yoga - Fique de Boa
Yoga - Fique de Boa

Praticar yoga por apenas três meses pode reduzir sintomas como fadiga e diminuir a inflamação em mulheres que sobreviveram ao câncer de mama. O estudo foi publicado no periódicoJournal of Clinical Oncology.

Os pesquisadores avaliaram a saúde de 200 mulheres três meses após um período de doze meses de prática. Os resultados indicam uma redução de 57% na fadiga em relação às participantes que não fizeram ioga. E a inflamação, medida por marcadores no sangue, diminuiu cerca de 20%. Todas elas haviam completado o tratamento para o câncer antes do início do estudo.

Embora muitos trabalhos já tenham enumerado os benefícios da ioga, esse é o maior estudo randomizado e com grupo de controle, segundo a autora Janice Kiecolt-Glaser, professora de psiquiatria e de psicologia da Universidade de Ohio State, nos EUA.

Sugerimos também:  Ex-modelo cria projeto com dicas de beleza para mulheres com câncer

Segundo ela, mulheres submetidas a tratamentos contra o câncer de mama enfrentam sintomas pesados. Elas perdem a capacidade cardiorrespiratória e ficam cansadas demais para se exercitar, o que só agrava o quadro. Ainflamação crônica é outro problema entre as pacientes, e pode levar a doenças do coração e diabetes.

As mulheres praticaram yoga em aulas de uma hora e meia duas vezes por semana. Elas foram encorajadas a praticar em casa, também, e depois informar por quanto tempo haviam se exercitado. Quanto mais a pessoa se dedicava à prática, melhores eram os resultados.

Fique de Boa

RESPONDER

Por favor escreva seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui